Tecnologia da Informação

Como o backup de informações impacta o sucesso da empresa?

Escrito por SONDA

Nos últimos anos, a informação se tornou uma das moedas mais valiosas do mercado. Hoje em dia, empresas competitivas são aquelas que sabem lidar com o grande volume de dados produzidos para criar estratégias acertadas para seu público e prever tendências antes dos concorrentes.

Mas você sabe qual é o primeiro passo para conseguir alcançar esse ponto? Com certeza é mais simples do que imagina: armazenar todos os dados de forma segura e eficiente. Neste post, vamos discutir por que o backup de informações é uma das chaves para o sucesso da sua empresa nesse novo mercado. Confira!

O backup de informações

Em seu sentido mais simples, podemos dizer que um backup é uma cópia de segurança. Quando falamos em backup de informações, no entanto, estamos englobando um universo mais amplo, que inclui uma série de processos e rotinas desenhadas para guardar e organizar todos os dados produzidos pelo negócio.

Essa é uma prática quase obrigatória nos dias de hoje para a maioria dos setores empresariais, que depende muito dessas informações para operar, analisar e encontrar novas oportunidades de crescimento. E quanto maior vai se tornando essa necessidade, mais sofisticadas também se tornam as tecnologias para atender à demanda por agilidade e segurança.

Os backups, que começaram tomando um bom tempo de trabalho das equipes de TI com rotinas manuais, atualmente podem ser automatizados para liberar os empresários das despesas e das preocupações com esse tipo de sistema.

Os sistemas na nuvem

A principal solução para realizar o backup de informações atualmente é a cloud computing. O outsourcing desse tipo de serviço traz consigo a confiabilidade de sistemas especializados e a automação de processos para aliviar as operações da empresa.

Além disso, a nuvem promove a flexibilidade necessária para adaptar o espaço de armazenamento à demanda. E a importância disso tem a ver com volume: quanto mais dados sua empresa mantém, melhor é sua capacidade de criar estratégias em todos os escopos — tanto para ajustes internos quanto para o relacionamento com o público.

O processo ideal, portanto, não consiste mais em escolher quais dados são relevantes para descartar os demais. Hoje, armazena-se tudo! Afinal, por menor que uma informação, um número ou uma data pareça ser pequeno, cada variável acrescentada e analisada torna o caminho para o futuro mais firme para ser trilhado.

Os benefícios do backup

Até aqui, falamos de backup, estratégia, segurança e confiabilidade, certo? Mas como exatamente essas coisas se conectam? A verdade é que manter uma rotina de backups impacta no dia a dia da empresa de dentro para fora, criando alguns benefícios que hoje são fundamentais para manter a competitividade. Acompanhe e veja por si mesmo!

Segurança dos dados

Essa guinada do mundo corporativo que vem valorizando a informação como tesouro ajudou a criar também uma série de ameaças que podem prejudicar (ou até inviabilizar) uma empresa. Estamos falando de invasões, ataques, sequestro de dados, comprometimento informação sigilosa e até espionagem digital.

Ter um sistema automatizado de backups aumenta a segurança por oferecer uma camada extra de proteção para defender sua empresa. E esse processo se torna ainda mais eficaz quando se dá em parceria com uma provedora do serviço, que geralmente conta com uma equipe especializada em segurança.

As cópias de segurança funcionam como uma proteção não só contra ameaças externas como também contra ameaças internas. Já reparou como a perda de dados por falha humana é comum em operações complexas? Pois aí entra o backup, garantindo que qualquer arquivo possa ser recuperado em poucos segundos.

Centralização das informações

Conceitos como Big Data e machine learning vêm revolucionando a forma como as empresas lidam com as informações para fazer análises e traçar novas estratégias de negócio. Para tirar melhor proveito das inteligências artificiais, gerando relatórios ricos e sugestões precisas a partir de volumes gigantescos de informação, é importante que tudo esteja à disposição em um sistema integrado e centralizado.

Como qualquer empresa é formada por vários setores diferentes e conectados, o backup é a solução certa para criar um ambiente único, que receba tudo o que for produzido e coletado da forma mais organizada possível.

Controle de acesso

Com sistemas de backup de informações também é possível controlar o acesso que funcionários e colaboradores têm aos dados mais importantes da empresa. Principalmente no caso da cloud computing, políticas de uso e acesso podem ser criadas, além de um histórico de modificações para garantir que nenhuma regra de segurança está sendo violada.

Histórico de produtividade

Esse tipo de controle também ajuda a manter relatórios detalhados sobre a produtividade de cada equipe dentro da empresa. É possível saber, por exemplo, quanto tempo cada profissional gasta para editar um arquivo ou processar uma informação. Dessa forma, o ambiente de backup pode ser usado para otimizar a produção, explorando principalmente as ferramentas colaborativas da computação em nuvem. Acredite: gerenciar o acesso simultâneo a dados pode acelerar consideravelmente tarefas mais corriqueiras.

Informações sobre clientes

Talvez o maior volume de dados coletados hoje pela indústria seja relativo ao comportamento de clientes e consumidores. Sabia que as maiores empresas do mundo (como Google e Facebook) investem pesado nesse tipo de coleta? Fazem isso por saberem que essa é a base do planejamento de negócio e da criação de campanhas de olho no futuro.

Para que uma empresa tenha sua própria Big Data para trabalhar, precisa guardar o histórico de seus clientes em todos os níveis. E tanta informação assim só pode ser garantida com um sistema de backups eficiente, que suporte a construção de um arquivo dessa magnitude.

O sucesso da empresa

Como você pôde ver, os benefícios do backup não se limitam a apenas uma questão de espaço para guardar seus dados. Em um mercado em que a informação é uma moeda de alto valor, todo negócio precisa construir um cofre seguro para proteger seu patrimônio.

Lembre-se de que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado à sua capacidade de ajustar rumos e até de se reinventar caso o mercado exija. E é claro que contar com um histórico completo do negócio, em seus mínimos detalhes, pode contribuir bastante para que essa mudança seja para o rumo certo.

Portanto, nunca deixe de armazenar os dados da sua empresa. Não priorize nem escolha, apenas organize. No fim das contas, o backup de informações não é uma garantia de sucesso, mas sim uma segurança de que você terá todas as ferramentas de que precisa para atingir seu objetivo.

E então, gostou do nosso post sobre o valor da informação e o poder de protegê-la? Que tal continuar a conversa em suas redes sociais? É só compartilhar esta publicação!

 

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.