Tecnologia da Informação

Cloud communication: conheça as tendências e os benefícios para sua empresa

Escrito por SONDA

 

Os esforços para otimizar os canais de comunicação têm levado muitas empresas a investir em cloud communication. Mas você já está devidamente familiarizado com esse conceito? Se ainda não se inteirou sobre o assunto, este post é mesmo para você! Continue lendo para saber tudo sobre cloud communication, incluindo as vantagens e tendências que esse recurso deve promover no mercado nos próximos anos!

O que é cloud communication?

Também conhecida como cloud computing, a cloud communication é a combinação de várias modalidades de comunicação, entre as quais se incluem métodos de voz, e-mail, chat, vídeo e outras. Em bom português, estamos falando sobre comunicação na nuvem. O objetivo da integração de todas essas modalidades é otimizar os sistemas comunicacionais da empresa.

Em outras palavras: trata-se de um sistema híbrido de comunicação sediado na internet. Assim, armazenamento, aplicações e comutação são manipulados e hospedados por um provedor de cloud computing — um terceiro que entrega os recursos de forma virtual.

Uma das formas mais populares dentro desse sistema é a telefonia na nuvem, que se refere especificamente a comunicações de voz estabelecidas por meio da web. Tais ferramentas evoluíram a partir de dados de voz com a introdução do recurso conhecido como VoIP, sigla para Voice over Internet Protocol.

No cloud computing, os provedores de comunicação em nuvem ainda hospedam serviços em seus servidores, que podem ser acessados pelos clientes mediante pagamento. O detalhe é que se paga apenas pelos recursos efetivamente usados, o que permite a implementação e a manutenção dos tradicionais sistemas Private Branch Exchange (PBX) na própria infraestrutura.

Basicamente, portanto, a cloud communication fornece uma variedade de recursos de comunicação, de servidores e de armazenamento para aplicativos corporativos, como a segurança das informações, e-mail, backup e recuperação de dados e de voz via web. A nuvem, metáfora para o centro de dados de um terceiro, proporciona uma hospedagem flexível, imediata, escalável, segura e permanentemente disponível.

Quais são seus principais benefícios?

Como tudo mais que gira em torno do cloud computing, os serviços de cloud communication estão democratizando a tecnologia voltada para a comunicação corporativa. Dentre os principais benefícios, destacamos alguns que você certamente vai gostar de conhecer!

Disponibilidade

A maioria dos provedores de nuvem são extremamente confiáveis no fornecimento de seus serviços, conseguindo manter um uptime mínimo de 99,9%. Isso quer dizer que os serviços de comunicação baseados na nuvem estão sempre em funcionamento, desde que a conexão com a internet esteja ok! Algumas aplicações, inclusive, podem trabalhar off-line, fazendo posteriormente a atualização dos dados na nuvem.

Mobilidade

Ao usar serviços de comunicação na nuvem, as empresas também ganham mobilidade. Isso quer dizer que não importa onde os usuários estejam e nem em quais dispositivos (desktop, tablet, smartphone ou outros) estejam trabalhando: eles contam igualmente com todos os recursos. Logicamente, precisam estar conectados à internet e ter as devidas chaves de acesso.

Desse modo, os colaboradores de uma empresa podem enviar arquivos, fazer chamadas de vídeo e voz, estabelecer reuniões entre filiais, clientes e parceiros de negócios, tudo sem precisar estar entre as 4 paredes do escritório! Além de proporcionar comodidade e praticidade, isso ainda ajuda na redução de custos com ligações telefônicas tradicionais, deslocamentos, hospedagens, entre outros.

Integração

Os tradicionais problemas de comunicação entre departamentos, filiais e unidades de negócio também são resolvidos com a cloud communication. Isso porque a empresa já não precisa fazer grandes investimentos em hardwares e softwares em sua infraestrutura interna. Nessa abordagem, as aplicações e os serviços passam, é claro, a ser entregues de maneira virtual.

Custos

Ao investir em cloud communication, as empresas também ganham mais controle de seus custos, que deixam de ser variáveis e se tornam fixos (em forma de assinatura) e previsíveis (paga-se apenas pelo que é usado). Isso significa que a empresa só precisa pagar por servidor, capacidade de infraestrutura, armazenamento ou quaisquer outros quando (e se) deles fizer uso.

Além de se beneficiar com as menores variações de despesas, a empresa também ganha mais capacidade de provisionamento, podendo direcionar os recursos para horários de pico e suspendê-los quando não forem mais necessários (durante os finais de semana, por exemplo).

Canais

No que diz respeito à comunicação externa, a cloud communication também oferece benefícios significativos. Por meio de aplicações e plataformas baseadas na nuvem, é possível disponibilizar mais canais móveis de ouvidoria e SAC, adequando o negócio para melhor atender os consumidores.

Segurança

Outra das maiores vantagens proporcionadas às empresas que investem em cloud communication é a segurança para seus dados. Como os recursos são fornecidos por um provedor especializado, não é preciso mais se preocupar com equipamentos e softwares (como antivírus, firewall e outros) para manter as informações que trafegam nos canais de comunicação seguras.

Nesse cenário, as preocupações técnicas e metodológicas são atribuições do fornecedor. É ele quem deve se atualizar metodologicamente, bem como contratar profissionais especializados para garantir a segurança dos dados.

Quais as tendências em cloud communication?

Diversas tendências em cloud communication já são apontadas pelos especialistas no assunto. Reunimos as principais delas a seguir!

Demanda por serviços gerenciados de internet

Com o crescimento da popularidade das soluções de comunicação baseadas em nuvem, cresce também a demanda de recursos de rede. Isso vem fazendo com que os provedores se equipem melhor para garantir a qualidade de seus serviços. Para os próximos anos, a tendência é que as ofertas sejam ainda mais atrativas, pois a concorrência nesse mercado deve aumentar substancialmente.

Acesso via múltiplas plataformas

A quantidade de plataformas nas quais as empresas vão ancorar suas comunicações também tende a crescer. À medida em que mais serviços de nuvem vão chegando ao mercado, mais canais de comunicação podem ser abertos, tanto interna quanto externamente — para clientes, parceiros e assim por diante.

Estímulo ao home office

Tendência já bastante disseminada, o home office (ou trabalho remoto) também se intensificará por conta da cloud communication. Ao obter recursos de comunicação móvel por preços mais baixos e com ótima qualidade, as empresas estarão mais propensas a adotar o modelo de produtividade a distância.

Atuação global e aumento da satisfação dos clientes

Não importa o tamanho nem o mercado em que atuam, dentro de poucos anos, todas as empresas serão capazes de ter canais e recursos comunicacionais que até pouco tempo eram exclusivos de grandes corporações. A computação em nuvem vem deixando a tecnologia mais barata e acessível, o que ajudará todos os tipos de negócio a tornarem suas operações mais globais. Isso potencializará a competitividade mercadológica e, consequemente, a satisfação dos clientes!

Se gostou do post e quer continuar aprendendo sobre o assunto, não deixe de conferir o papel do cloud computing na transformação digital das empresas!

 

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.