Tecnologia da Informação

Qual a importância da cultura da inovação para as empresas?

Escrito por SONDA

No competitivo ambiente corporativo dos dias de hoje, a cultura da inovação é uma realidade que vem ganhando cada vez mais espaço. A maioria das grandes empresas já abraçou essa ideia há algum tempo, o que fez com que o mercado em geral abrisse os olhos para essa importante questão. Afinal, qual o tamanho do impacto causado pela inovação nos resultados de um negócio?

Conquistar uma reputação de empresa inovadora em sua área de atuação é algo que todo CEO deseja. Entretanto, em termos práticos, é comum que surjam algumas dúvidas sobre de que maneiras o ambiente da empresa é afetado por uma mudança como essa. Por isso, mostraremos aqui os principais benefícios da implantação de uma cultura da inovação. Confira!

1. Engaja os funcionários no alcance de metas

O ambiente de trabalho é mais do que um simples local para realização de tarefas. Ele é parte do dia a dia dos colaboradores e interfere na forma como cada um executa suas funções. Por isso, investir em inovação influencia diretamente nos resultados alcançados por toda a empresa.

O primeiro passo para passar de um pensamento inovador para uma cultura da inovação é disseminar a ideia entre todos os funcionários. Isso significar não só apresentar a ideia, mas, também, criar canais de comunicação pelos quais eles possam apresentar suas sugestões de melhorias para os processos realizados em cada setor.

O resultado é um grupo de colaboradores que busca mais produtividade na realização de suas atividades para que as metas sejam alcançadas.

2. Aumenta a satisfação dos funcionários

Um funcionário que percebe a valorização de sua opinião por parte da empresa torna-se não só mais engajado no alcance das metas estabelecidas como satisfeito com o que a empresa lhe oferece. Afinal, esse reconhecimento traz benefícios para ambos os lados.

Um ambiente no qual a cultura da inovação está presente é muito mais saudável para todos os que convivem nele diariamente. O nível de estresse diminui e os resultados são significativos, até mesmo no índice de afastamento por problemas de saúde.

3. Melhora constantemente os processos internos

Esse fator está ligado diretamente aos citados acima. Acontece que ninguém conhece melhor as atividades realizadas por um profissional do que ele mesmo. Por isso, é fundamental mantê-lo motivado para levantar questionamentos relevantes quanto às suas tarefas e, principalmente, sugerir melhorias em cada processo do qual ele participa.

Muitas vezes, por mais simples que possa parecer o trabalho de uma equipe, a visão panorâmica de um gestor pode acabar deixando passar pequenos detalhes que não fogem aos olhos do funcionário.

Por isso, um ambiente inovador incentiva o hábito de apresentar ideias e sugestões de melhoria. Cada funcionário passa a trabalhar diretamente na otimização de suas tarefas ao mesmo tempo em que desempenha cada uma delas.

4. Faz a empresa crescer

Uma pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que empresas preocupadas com a inovação são as que mais crescem no Brasil. Os índices de faturamento são significativamente maiores do que em outras dos mesmos setores.

Além de um aumento nos lucros da empresa, colabora para a geração de empregos e, consequentemente, para a expansão do negócio.

5. Facilita a implementação de novas tecnologias

Por falar em expansão do negócio, algo fundamental para manter a empresa em alta no mercado competitivo de hoje é colocar a tecnologia para trabalhar a seu favor. Isso exige uma cultura da inovação na qual todos colaborem com a busca por ferramentas que otimizem as atividades, seja por meio de automação de processos ou evolução em planejamento e gestão.

Softwares mais eficientes para o gerenciamento de setores como TI ou Logística, por exemplo, são formas práticas de reduzir custos e otimizar os processos. A cultura da inovação é a melhor forma de facilitar a implementação de novas tecnologias como essas.

Com agilidade nessas mudanças, sua empresa se mantém sempre um passo à frente das concorrentes.

6. Proporciona capacitação de alto nível aos funcionários

Colaboradores mais satisfeitos, engajados e participativos tornam-se rapidamente profissionais mais eficientes. Além disso, a inovação traz consigo a melhoria na capacitação desses funcionários, o que impacta diretamente na valorização da empresa.

Questões como evolução dos processos e implementação de novas tecnologias fazem com que os profissionais dos respectivos setores sejam treinados com maior frequência. Isso significa poder contar com equipes eficientes na realização de suas tarefas e capazes de analisar criticamente o próprio desempenho.

A valorização dos funcionários impacta diretamente na produtividade geral da empresa. Profissionais mais organizados e capazes de manusear com propriedade suas ferramentas de trabalho são os que menos falham e entregam resultados mais rapidamente.

7. Viabiliza respostas mais rápidas a imprevistos

Inevitavelmente, toda empresa passa por algum momento de dificuldade ligada à sua produtividade. Seja em nível corporativo, como durante uma crise financeira no país, ou dentro de um setor específico, é impossível fugir dos imprevistos do cotidiano empresarial. Por isso, não adianta simplesmente ignorar o problema. É preciso tomar providências para que todos estejam preparados para lidar com situações adversas.

É claro que, por mais bem organizada que seja sua empresa, é impossível prever absolutamente tudo o que pode dar errado. No entanto, em um momento difícil, o diferencial de um time é a forma com que cada um lida com o problema.

Profissionais envolvidos em uma cultura da inovação são aqueles que estão mais acostumados a colocar a criatividade em ação. Seja para a otimização de seus processos ou o desenvolvimento de formas mais eficazes de realizá-los, a própria prática de pensar em alternativas é algo mais natural para esse grupo de pessoas.

A título de exemplo, pense nas relações de uma equipe de projetos com seus prazos de entrega. Qualquer profissional que já tenha lidado com clientes sabe que um pedido de entrega antes do combinado é mais comum do que o desejado. Entretanto, para satisfazer o cliente sem colocar em risco a qualidade do produto, será preciso pensar de forma rápida em maneiras de encurtar o processo de desenvolvimento sem comprometer demais o resultado final.

Essa é uma prática extremamente desafiadora e, no caso de profissionais acostumados a um ambiente de processos engessados e com pouca autonomia para sugerir ideias inovadoras, é quase uma armadilha.

Em comparação, um profissional acostumado a repensar as próprias estratégias de trabalho está muito mais apto a solucionar essa questão dentro do tempo previsto. A entrega do projeto pode não ser exatamente como o planejado no início, porém será possível alcançar um resultado satisfatório e expor ao cliente as modificações necessárias para atender ao novo prazo.

São muitos os graus de influência que um novo modo de pensar causa sobre pequenos e grandes processos dentro de uma empresa.

Invista na implementação de uma cultura da inovação e eleve a produtividade de sua empresa a um novo patamar!

Gostou do post? Então compartilhe nas redes sociais e mostre aos seus colegas os benefícios dessa evolução!

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.