Gestão de Negócios

Como um dashboard pode ajudar na tomada de decisão?

Escrito por SONDA

Decisões precisas evitam retrabalho, desperdícios e prejuízos. Cada escolha que você faz que vá direto ao ponto reduz as incertezas e aumenta as chances de resultados positivos para a organização. Mas estando mergulhado em um mar de informações, como é possível otimizar a tomada de decisão? A resposta está no uso do dashboard.

A tradução para essa palavrinha que fica cada dia mais presente no universo corporativo é “painel de controle”. Imagine-se como um piloto de avião, com uma série de funcionalidades dizendo o que você deve ou não fazer. O objetivo do dashboard é justamente esse: facilitar a visão sobre o seu negócio e proporcionar escolhas mais certeiras.

O que é um dashboard?

A analogia ao painel de controle de um avião não é à toa. A proposta de valor do dashboard é justamente oferecer todas as informações de que você precisa numa única tela, proporcionando uma visão global do que acontece com sua empresa.

Esta ferramenta é bastante flexível e permite que você selecione os dados que deseja analisar, expondo-os em formato visual, como gráficos e infográficos, por exemplo. Como sabemos, o ser humano é um ser visual e grava as informações com muito mais facilidade quando elas são transmitidas dessa forma. Sendo assim, o dashboard se torna um grande aliado no momento de socializar o conhecimento dentro da organização.

De onde vêm os dados do dashboard?

De várias fontes de informação. O ideal é que você tenha um sistema de gestão que contemple a funcionalidade dashboard. Desta maneira, você poderá integrar todos os setores e confrontar os dados gerados em qualquer lugar da sua empresa.

Você pode, por exemplo, cruzar informações do setor de gestão de pessoas com dados do setor financeiro e assim identificar ações que possam contribuir para a redução de despesas com a folha de pagamento.

No que tange à análise externa, o dashboard também pode ser conectado a outras fontes de informação, como pesquisas de órgãos públicos ou entidades de classe. A fim de identificar oportunidades de negócios, sua empresa pode analisar os resultados obtidos no último ano com as tendências do seu segmento de atuação, resultando em insights que alimentam seu time de pesquisa e inovação para o desenvolvimento de novas soluções.

Para que o dashboard seja seu aliado na tomada de decisões, a premissa básica é de que ele esteja conectado a todos os sistemas de informação da empresa. Ter um BI (Business Intelligence) implementado é de grande ajuda, pois esta tecnologia concentra toda a inteligência de negócios num único lugar, favorecendo a nutrição do dashboard com informações consistentes.

Por que usar um dashboard?

As mudanças constantes do mercado e a forte concorrência exigem das empresas agilidade na tomada de decisão. Uma promoção de um concorrente de um grande e-commerce, por exemplo, pode matar as vendas por longos dias, acarretando em prejuízos financeiros. A solução é ser tão ágil quanto possível para entrar na competição e ganhar.

O dashboard é decisivo para que sua empresa faça as melhores escolhas no menor tempo possível. No exemplo que apresentamos, você poderia facilmente consultar seu histórico de vendas do mesmo produto, a margem de lucro obtida, os preços praticados, o custo de aquisição da mercadoria, entre outras informações e determinar uma nova estratégia de precificação em questão de minutos. Veja outras vantagens de usar um dashboard:

Informações personalizadas

Boa parte dos sistemas de gestão gera relatórios complexos e difíceis de analisar. Isso se deve à falta de capacidade de interpretar os dados e consolidá-los de uma forma conclusiva, emitindo insights precisos. Com o dashboard, você filtra as informações realmente essenciais para sua análise e transforma-as em uma comunicação de fácil compreensão.

Dados em tempo real

Como mencionamos, agilidade na tomada de decisão é fundamental. E para tomar decisões conscientes, você precisa das informações certas no momento certo, o que o dashboard proporciona rapidamente. É claro que seu sistema de gestão empresarial deve estar atualizado e possuir dados consistentes, portanto, é um trabalho que depende de toda a organização.

Correção de falhas

O painel de controle é ótimo para analisar processos e fluxos de atividades, pois coloca toda a sua operação numa única tela. Com isso, é possível identificar falhas e gargalos, analisar soluções e implementá-las com mais facilidade. Da mesma forma, você pode usar essa solução para mapear seus processos, eliminar excesso de atividades e otimizar a produtividade do seu time.

Identificação de tendências

Um dos maiores desafios das organizações é antecipar-se às tendências de mercado, inovar e atrair clientes pelo diferencial. Isso faz do dashboard um grande aliado, já que você pode analisar cenários e tendências com grande facilidade.

Uma empresa de tecnologia, por exemplo, é capaz de avaliar a demanda de solicitações de customização de um determinado software e proceder mudanças que impactem a todos os clientes de uma única vez, poupando custos, esforços e tempo, é claro.

Análise da concorrência

Você também pode usar o dashboard para realizar comparativos entre sua empresa e os principais players do mercado. Posicionamento de marca, estratégias de marketing, precificação, participação de mercado e reputação são algumas das análises que você pode fazer. É possível ainda comparar processos, tecnologias e soluções, desvendando os segredos dos seus concorrentes com bastante precisão.

Compartilhamento de dados

Você já deve ter ouvido falar em gestão à vista. Trata-se de um método baseado no compartilhamento de informações com toda a equipe, a fim de gerar maior engajamento e comprometimento com os resultados da empresa. Pois com o dashboard, você pode implementar esse método de gestão facilmente: basta instalar um painel em um local de fácil acesso e compartilhar os dados com seu time.

Monitoramento de indicadores

Para finalizar nossa conversa a respeito dos dashboards, você também pode transformá-los em ferramentas de monitoramento de indicadores. No lançamento de um novo produto, por exemplo, sua empresa pode acompanhar minuto a minuto a quantidade de vendas, determinando o sucesso das campanhas de marketing. Também pode saber qual canal de distribuição está tendo mais êxito e como melhorar as vendas nos demais.

Ter um dashboard integrado ao seu sistema de gestão é uma ótima ideia ou não é? Deixe seu comentário e conte para nós!

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.