Gestão de Negócios

Entenda como a nuvem híbrida é importante para seu negócio

Escrito por

Não é mais segredo nenhum que o investimento em computação na nuvem impacta diretamente todos os serviços de uma empresa. E apesar de ser uma tecnologia que atua nos bastidores das estratégias de mercado, a cloud computing garante escalabilidade, mobilidade operacional, disponibilidade e inovação durante o atendimento às demandas do mercado. Diante disso, a aquisição de soluções baseadas na nuvem é tida como uma excelente forma de alavancar a eficiência dos processos de trabalho e assegurar precisão na busca por um direcionamento dos serviços — de acordo com o perfil do consumidor e suas necessidades.

Nesse sentido, são muitas as abordagens que podem ser adotadas por empresas interessadas na integração da nuvem no seu dia a dia. Uma delas é o uso da nuvem híbrida, plataforma que mescla características da public cloud com a private cloud em um único ambiente. Quer saber mais sobre a nuvem híbrida e como ela pode ser adotada no seu negócio? Então confira nosso post de hoje!

O que é exatamente a nuvem híbrida?

Basicamente, a nuvem híbrida é um tipo de plataforma de cloud computing que combina características da nuvem pública com a privada em uma única infraestrutura. Nesse cenário, parte dos serviços de TI são executados em uma plataforma restrita a um certo número de usuários, enquanto outras ferramentas ficam publicamente acessíveis. Cria-se, assim, uma solução capaz de explorar as melhores características da public cloud e da private cloud, tudo por meio de uma rotina de gestão unificada.

Qual é o diferencial dessa tecnologia?

O uso da cloud computing híbrida tem se destacado ao longo dos últimos anos por fornecer controles unificados para uma infraestrutura multifacetada. Adotando esse tipo de solução, a companhia contará com um ambiente capaz de unir as características das nuvens pública e privada que mais atraírem os usuários. E pode acreditar: isso será traduzido em mais competitividade e ganho de desempenho estratégico.

A escalabilidade operacional, vista por muitos gestores de TI como um dos fatores mais importantes para a atuação em mercados com mudanças de demanda sazonais, estará presente. Ao mesmo tempo, recursos que lidam com dados de terceiros ou serviços legados poderão ser executados em um ambiente isolado, dando mais confiabilidade para as políticas de segurança e privacidade do negócio. Por outro lado, as aplicações usadas para trocar dados com parceiros comerciais podem ser mantidas no ambiente público. Assim, a companhia conseguirá manter seus serviços com alta performance e, ao mesmo tempo, controlar o uso de dados internos por terceiros.

Ambientes de trabalho compartilhados podem ser criados na nuvem privada para melhorar a comunicação entre times. Serviços de intranet e armazenamento de dados, por exemplo, ganham performance e confiabilidade ao ficarem restritos a um número menor de pessoas. Além disso, o gestor de TI conseguirá aplicar regras de segurança com maior agilidade. Todas essas ferramentas serão armazenadas, monitoradas e modificadas em um ambiente unificado, dando ao negócio uma grande vantagem competitiva. Suas políticas de gestão de TI serão simplificadas, aumentando a capacidade de técnicos e analistas priorizarem o atendimento a demandas internas e projetos do setor no dia a dia.

Como consequência de tudo isso, as estratégias relacionadas à infraestrutura de TI ganharão destaque no ambiente interno. Isso sem contar que a tecnologia será levada ao centro das abordagens comerciais do negócio, uma vez que os profissionais da área poderão investir mais tempo na criação de fluxos de trabalho com alta integração e performance.

Quais são as principais vantagens?

Os últimos anos foram marcados pela necessidade de flexibilização das rotinas empresariais para que os negócios se mantenham competitivos e com alta performance. Nesse cenário, a cloud computing em ambientes híbridos tem ganhado cada vez mais força, uma vez que permite a adoção de novos modelos de negócio e, ao mesmo tempo, maximiza os benefícios da adoção da cloud computing.

A nuvem híbrida pode ajudar as empresas a maximizar sua capacidade de aproveitamento dos ativos de TI com o balanceamento mais eficiente de recursos internos e externos. Automatizando processos e compartilhando mais dados, essa tecnologia otimiza os gastos com TI de qualquer empresa. Assim, aplicativos de alta performance, armazenamento de dados e legacy systems podem ser executados com um custo operacional reduzido a médio e longo prazos.

As estratégias de TI passam a contar com mais flexibilidade e capacidade de atender a demandas internas. Assim, sempre que for necessário, os serviços poderão ser escalados, dando mais liberdade para o negócio lidar com as demandas do mercado. O ganho também se dá na área de segurança digital, com a empresa sendo capaz de definir uma estratégia equilibrada no que se refere a privacidade, otimização de performance, escalabilidade e capacidade de compartilhar registros em segurança. Com um bom plano de governança de TI, o negócio pode adotar um conjunto de práticas para rastrear vulnerabilidades e, ao mesmo tempo, diminuir o impacto causado por possíveis ataques.

Como se dá a união entre mobilidade e controle?

A nuvem híbrida tem ganhado força no ambiente corporativo por mesclar as melhores características que uma plataforma de cloud computing pode ter. Nesse caso, em um único ambiente, os gestores podem manter um controle elevado sobre recursos, bem como conseguem isolar dados importantes e escalar serviços de acordo com suas necessidades. Dessa forma, a companhia pode se manter competitiva por meio de um portfólio de serviços com alta performance.

A flexibilização das estratégias de TI tem sido uma constante no mercado corporativo. Graças à cloud computing em ambientes híbridos, isso se tornou mais ágil e fácil de ser feito, uma vez que a gestão da infraestrutura é unificada. Ao adotar a nuvem híbrida, as empresas podem replicar, migrar ou modificar suas soluções com agilidade, fazendo com que o negócio seja capaz de garantir a seus consumidores serviços realmente de qualidade, com baixo nível de erros e adaptáveis a vários cenários.

Agora que você já sabe como a nuvem híbrida é importante para seu negócio, que tal conhecer mais sobre a computação na nuvem? Então aproveite para conferir também nosso infográfico com todas as informações que você precisa saber sobre a computação na nuvem!

 

Sobre o autor