Gestão de Negócios

Gestão Contínua de Segurança: o que é e como a SONDA pode me ajudar?

Escrito por SONDA

Como sobreviver em um mercado informatizado sem soluções tecnológicas à altura das ameaças que precisam ser enfrentadas? Qualquer brecha deixada pode trazer consequências e é por esse motivo que tantas empresas vêm implantando a Gestão Contínua de Segurança.

Além disso, é preciso ter em mente que, no que diz respeito à tecnologia, tudo muda, o tempo todo. Então, como não se manter estagnado com ferramentas que se tornam obsoletas com o passar do tempo?

É por isso que a SONDA faz questão de manter suas ferramentas sempre atualizadas. A Gestão Contínua de Segurança que oferecemos também segue essa premissa. Acompanhe os próximos tópicos para saber como a SONDA pode ajudar a sua empresa.

O que é Gestão Contínua de Segurança?

A Gestão Contínua de segurança é composta basicamente por 3 soluções. São elas:

1. Auditoria de Firewall

Seu principal objetivo é otimizar a operação no ambiente do cliente, proporcionando a resolução de incidentes em tempos menores e a gestão completa dos firewalls. A avaliação desses itens é feita em tempo real, o que permite a documentação, controle de alterações, gestão de mudanças, workflow de alterações, entre outros itens.

2. SOC (Security Operation Center)

Esse sistema funciona de maneira remota e é o ideal para empresas que já contam com tecnologias de segurança, mas não têm tempo ou conhecimentos para geri-las. Sendo assim, ele pode contratar a SONDA, que entra com a mão de obra. O monitoramento é realizado 24 horas por dia, 7 dias por semana e, dessa forma, incidentes de segurança serão tratados com eficiência por profissionais capacitados.

3. MSS (Managed Security Services)

Trata-se de um atendimento especializado proativo, relacionado ao mercado no qual o cliente se enquadra, seja ele Financeiro, Telecom, Seguros ou outros. Os Datacenters da SONDA funcionam como pontos de monitoramento dos principais ataques que ocorrem em âmbito mundial.

Dessa forma, medidas preventivas para evitar novos ataques são desenvolvidas. Sendo assim, todos os clientes SONDA são monitorados a partir desses pontos. Se um deles sofre um ataque, a causa é encontrada e a solução desenvolvida é aplicada também para todos os demais.

Qual a necessidade de uma ferramenta como essa?

Toda empresa precisa contar com um sistema de vigilância constante no que diz respeito a ameaças virtuais. A todo momento, podem surgir certas vulnerabilidades e portas abertas, que impactam diretamente a disponibilidade, integridade e confidencialidade das informações.

Se levarmos em conta que o vazamento de dados importantes pode trazer sérios problemas à instituição, um sistema que diminua o número de GAP’s nas configurações parece eficiente, não é mesmo?

Isso também significa que a prestação de serviços deveria começar a ser vista com outros olhos pelas instituições. Afinal, a necessidade de investir em pessoas especializadas no que diz respeito à segurança é uma realidade.

Como funciona a Gestão Contínua de Segurança da SONDA?

A ferramenta funciona de modo a aumentar a assertividade em configurações, de modo que as ocorrências sejam mostradas em todos os canais de tecnologia de segurança.

As verificações automáticas são realizadas continuamente. Ou seja, ainda que a empresa não abra aos finais de semana, a ferramenta estará ali, atuando pela sua segurança. É como se você contasse com um verdadeiro detetive, que nunca dorme, zelando pela sua empresa. Dessa forma, janelas de configurações são identificadas, eventos atípicos ganham maior visibilidade, e correções são aplicadas, ainda que o ataque efetivo não tenha ocorrido.

Um grande diferencial da ferramenta que a SONDA oferece é que as falhas de segurança são corrigidas apenas sob ameaça do ataque, o que garante a proatividade e aumenta a maturidade de segurança da empresa. Afinal, atenuar os danos de um ataque ocorrido seria muito mais trabalhoso e talvez menos eficaz do que simplesmente se precaver e garantir que todas as portas estejam fechadas para que ele não ocorra.

Por meio dessa ferramenta, todas as informações que circulam pela rede corporativa da empresa são monitoradas, o que permite mantê-las sob controle e enviar alertas de possíveis riscos de invasão.

A gestão unificada ou compartilhada de segurança é basicamente a marca registrada do Sistema Contínuo de Segurança da SONDA. Isso garante que a tecnologia está realmente sendo usada a favor da segurança da empresa.

Quais os benefícios da Gestão Contínua de Segurança?

A implantação de um sistema de monitoramento não deve ser vista como custo para a empresa: trata-se de um investimento, que impedirá que transtornos e prejuízos futuros ocorram por invasões ao sistema. Para você entender melhor os benefícios de optar pela SONDA, listamos abaixo os principais diferenciais que oferecemos:

  • riscos de sequestro de dados, vazamento de informações, exploração de vulnerabilidades, roubo de credenciais, e outros diversos modelos de ataque são reduzidos;
  • o uso das ferramentas que já foram um investimento (CAPEX ou OPEX corporativo) ganha melhorias e os GAP’s de segurança são reduzidos;
  • acontece uma otimização operacional dos equipamentos de segurança, que facilita a utilização de recursos, evitando que eles sejam investidos de forma indevida. Sendo assim, as aquisições já feitas se tornam mais duradouras e os custos são reduzidos, já que a capacidade de operação de equipamentos pode ser aumentada.

Por que contratar a SONDA?

Além de todos os diferenciais e benefícios que citamos acima, a SONDA conta ainda com toda a expertise necessária para identificar e monitorar todas as lacunas na segurança da empresa. Seu principal objetivo é proteger os dados empresariais e manter sigilo sobre as estratégias do negócio (imagine o quão problemático seria se os seus planos caíssem nas mãos dos concorrentes?!).

Isso se torna possível porque contamos com uma equipe inteiramente disponível para mitigar e solucionar qualquer tipo de ataque cibernético, independentemente do dia ou horário da ocorrência.

Pensando sempre em seus clientes, a SONDA aumentou recentemente o seu portfólio de segurança virtual. Agora, indústrias, órgãos governamentais, financeiro, telecom e varejo podem contar com a sua atuação. Sendo assim, o gerenciamento do acesso, a otimização da infraestrutura da segurança da informação, a inteligência e visibilidade, e o monitoramento contínuo se tornam nossas marcas registradas.

Com o crescimento de ameaças no mundo virtual, não basta contar com uma solução de Gestão Contínua de Segurança. É necessário que essa ferramenta realmente ofereça diferenciais capazes de impactar a segurança e efetividade da instituição.

Na SONDA, você encontra tudo isso e ainda tem acesso a uma equipe altamente especializada que vai ajudá-lo a entender e acompanhar a solução oferecida. Quer nos conhecer melhor? Entre em contato conosco agora mesmo!

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.