Fiscal

[INFOGRÁFICO] Gestão fiscal e tributária: veja os 6 erros mais comuns da área

Escrito por SONDA

 

Para o empresariado, o sistema fiscal e tributário brasileiro é bastante desafiador. Isso porque, além de complexo, impacta fortemente a lucratividade de qualquer negócio.

E ainda é preciso tomar cuidado para não ter problemas com o Fisco! Para ajudá-lo, listamos aqui os principais erros a evitar na gestão fiscal e tributária. Confira!

1. Não ter um planejamento tributário

Levando em conta que o Fisco não tolera atrasos, o ideal é ter um calendário tributário completo, marcando os dias de pagamento e de envio de documentos acessórios a cada mês, semestre e ano.

2. Não escolher o regime certo

Via de regra, enquanto empresas pequenas devem optar pelo Simples Nacional, as de médio porte que lucram mais que a média do mercado optam pelo Lucro Presumido e as demais devem declarar seus impostos via Lucro Real.

3. Não estar atento às mudanças na legislação

Além de complexa, a legislação tributária do país também é bastante volátil. Por isso, é essencial estar sempre atento às mudanças na lei, atualizando seus sistemas de gestão regularmente.

4. Não ter uma boa gestão de documentos

Notas fiscais são bons exemplos de documentos que podem ser facilmente perdidos ou danificados, causando grandes dores de cabeça. Para não correr esse risco, invista na organização e digitalização de arquivos para localizar e analisar documentos rapidamente.

5. Não acompanhar os avanços tecnológicos

Já existem sistemas de gestão que melhoram a forma como a empresa lida com dados contábeis e fiscais. Abraçar essa tendência é garantir processos mais rápidos, livres de erros humanos e controláveis por meio de métricas de desempenho.

6. Não automatizar os processos

Como processos contábeis e fiscais são minuciosos, são também mais vulneráveis ao erro humano. Vale a pena, assim, automatizar tarefas repetitivas, morosas e burocráticas, liberando sua equipe para focar no core business.

Tem mais alguma dúvida sobre gestão fiscal e tributária? Comente e compartilhe sua pergunta!

 

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.