Tecnologia da Informação

O que é e qual é a importância da vantagem tecnológica?

Escrito por SONDA

Na era dos negócios digitais, é difícil imaginar que uma empresa consiga se manter de portas abertas negando a vantagem tecnológica que fenômenos como mobilidade, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e nanotecnologia podem trazer aos processos produtivos.

Pense bem: enquanto uma fábrica de móveis faz todo o processo de corte, colagem e fixação de peças de forma manual, um concorrente mais moderno já usa um sistema de produção totalmente conectado, com as ferramentas sabendo exatamente o torque de cada peça.

Como resultado, tem-se elevação da produtividade e redução dos erros.

Centenas de quilômetros adiante, uma agroindústria decide implementar recursos de telemetria em seus tratores, dispositivos capazes de gerar centenas de milhares de dados.

Tais dados, por sua vez, se juntarão às informações já retiradas de câmeras espalhadas pelas fazendas, que são usadas para transmitir informações sobre demarcações de plantio, desníveis na distribuição de insumos, detecção de pragas e outros dados preciosos à agricultura de precisão. Tudo isso vai para um sistema integrado.

O que essas 2 organizações têm em comum? Simples: uma imensa vantagem tecnológica sobre seus concorrentes!

Mas e a sua empresa, por acaso está preparada para competir em meio ao furacão da transformação digital? Descubra essa resposta conferindo os próximos tópicos!

Despesa com tecnologia é custo ou investimento?

Segundo uma estimativa do IDC, enquanto 80% das organizações já adotam recursos em nuvem, apenas 8% dizem não ter interesse no conceito. Outro dado curioso, dessa vez vindo do Boston Consulting Group, prevê que as empresas mundiais chegarão à incrível marca de 1 trilhão de reais em investimentos na Internet das Coisas até 2020.

Mas por que essa corrida maluca em busca da melhor infraestrutura de TI? Pois a resposta pode estar em um estudo realizado pela Dell, em 2015, que revelou que as empresas que investem em Tecnologia da Informação apresentam uma taxa de crescimento média 53% maior que as companhias tradicionais. A lição a tirar daí é direta: TI não é custo, mas sim investimento.

E, na verdade, nem daria para pensar de forma diferente! Em uma era em que dados estão disponíveis a todos, é a capacidade de transformá-los em informações gerenciais que distingue as empresas vencedoras das estagnadas. Isso é vantagem tecnológica.

Dessa forma, automatizações de processos produtivos, uso de sistemas de analytics para avaliação de indicadores e implementação de instrumentos de mobilidade encabeçam a lista de inovações promovidas pelas empresas para ganhar mercado de forma mais agressiva e, assim, engolir a concorrência.

O que é vantagem tecnológica?

Vantagem competitiva tecnológica é a capacidade da empresa se manter permanentemente na fronteira do conhecimento tecnológico, à frente de seus pares na implementação de soluções que ofereçam aumento de produtividade, redução de custos e maior poder de inserção no mercado. Segundo o professor Paul Krugman, vencedor do Nobel de Economia de 2008, as empresas que desfrutam de uma superioridade tecnológica consistente sobre seus competidores podem neutralizá-los a ponto de se tornarem monopolistas.

Se pararmos para pensar por um momento, logo veremos que a história de casos em que uma nova tecnologia foi incorporada por uma empresa, destruindo os negócios de outras, é vasta. E isso vai dede o fim da navegação comercial à vela, após o surgimento das embarcações a vapor, até os recentes serviços de distribuição de filmes via streaming, que dizimaram as videolocadoras.

Por essas e outras, não restam dúvidas: a seleção natural do mundo dos negócios é implacável com as empresas formadas por gestores acomodados, que não correm atrás de soluções que reduzam custos e reinventem a corporação no mercado por meio de vantagem tecnológica.

Como exatamente essa vantagem se dá?

Invariavelmente, a superioridade tecnológica resulta em domínio de mercado. E isso independe do segmento! Muitos escritórios de contabilidade que implementaram soluções em inteligência contábil, por exemplo, são capazes de fazer cálculos automaticamente, apurar tributos e se atualizar de acordo com mudanças na legislação, entre outras virtudes.

Agora pense: como um escritório tradicional, que ainda guarda regulamentos contábeis em pastas físicas e faz longos cálculos fiscais no Excel (que não foi projetado para isso) consegue competir com uma empresa dessa? É isso mesmo: na verdade, não consegue! E é por isso que cada vez mais organizações sucumbem ao sabor da transformação digital.

Quais são os benefícios da vantagem tecnológica?

Aumento da produtividade

Imagine uma empresa de ônibus que não tem nenhum sistema de controle eletrônico da frota. Nesse cenário, como monitorar o cronograma de manutenção dos veículos? À mão? Como acompanhar o desempenho dos motoristas, o consumo de combustível ou o intervalo de saída dos ônibus?

Em um caso como esse, a implementação de um sistema de administração de frotas dá inteligência operacional à empresa, o que evidentemente resulta em aumento de produtividade. E o mesmo poderia ser dito em relação a escritórios que trabalham com softwares contábeis ou a fábricas conectadas.

Redução dos custos

Em meio às inovações ainda embrionárias da Indústria 4.0, já existem empresas que projetam seus produtos como auxílio de softwares — chamados gêmeos digitais. Tratam-se de simuladores industriais que usam a realidade virtual para desenvolver e testar produtos em todas as suas perspectivas. Com essa tecnologia, os itens chegam ao mercado em um tempo menor, com custo mais baixo (em função dos testes se darem antes da fabricação de um simples protótipo) e com a mesma qualidade!

Diferenciação do produto

Algumas seguradoras já trabalham com a implantação de sensores nos automóveis para mensurar, de forma mais justa e precisa, o valor a ser cobrado na apólice de cada cliente. Por meio desses dispositivos, é possível capturar dados de frenagem, velocidade média e locais de uso do automóvel, o que permite fazer uma análise personalizada dos segurados, chegando a prêmios com numerários muitos inferiores aos da concorrência.

Seguindo essa mesma lógica, a superioridade tecnológica proporciona um alto nível de diferenciação dos produtos nos mais variados segmentos. E isso é simplesmente fundamental, especialmente em mercados de extrema competitividade.

Criação de valor agregado

Na Brasanitas, líder no mercado de limpeza, conservação e controle de pragas, a atualização de seu parque tecnológico conferiu agilidade não somente no atendimento, mas também no entendimento dos problemas de rotina. E isso assegurou uma vantagem tecnológica relevante sobre seus concorrentes. Atualmente, a empresa possui um parque padronizado, políticas adequadas de utilização de cada máquina e sistema, além de controles automatizados de processos.

Na área de limpeza hospitalar, por exemplo, as rondas periódicas, que antes eram feitas com anotações em pranchetas, hoje seguem uma checklist eletrônica, alimentada em tablets disponibilizados a cada funcionário. Esse redesenho de processos resultou em atualização de dados em tempo real, centralização de informações e trabalho efetivo com indicadores de desempenho. A empresa se tornou mais forte, competitiva e com alto nível excelência.

E então, ficou claro o que é e qual é a importância da vantagem tecnológica? Mas atenção: por mais que tenhamos chegado ao final por hoje, você não só pode como deve continuar aprofundando seus conhecimentos em estratégias de obtenção de vantagem tecnológica. Que tal aproveitar para descobrir como desenvolver uma visão sistêmica da empresa?

 

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.