Fiscal

[INFOGRÁFICO] Qual nuvem é a melhor opção para minha empresa?

Escrito por SONDA

​Você já sabe que a nuvem é um dos principais recursos para reduzir custos e ganhar vantagem competitiva, certo? Até aí tudo bem. Mas surgem muitas dúvidas na hora de decidir qual modelo implementar?

Sabe se seu sistema deve ser adaptado para garantir segurança? Você já possui um SLA aceitável? As aplicações usadas são compatíveis com o sistema? A qualidade da conexão é aceitável? O modelo é financeiramente viável para a empresa? O time interno possui as skills necessárias? Há interesse em manter uma equipe interna? A empresa já possui suporte especializado? A aplicação pode rodar em hypervisor? É preciso controlar a infraestrutura?

Com essas respostas em mente, você vai chegar a uma das conclusões a seguir!

On-premises

O servidor é instalado nas dependências da empresa, usando sua própria infraestrutura e seus recursos de TI. Nesse caso, a companhia não apenas arca com um alto valor de investimento inicial na aquisição de hardware e software como as despesas de atualização também ficam por sua conta.

Serviços gerenciados

Ao usar os serviços gerenciados (Managed Services Provider), a empresa transfere para uma companhia terceirizada a responsabilidade de gerenciar seus ativos de TI. Isso inclui realizar atualizações, manutenções e backups, além de prevenir e resolver problemas.

Colocation

Nesse modelo, a empresa move seus equipamentos de TI para as instalações físicas do provedor, passando a dividir com ele os custos relativos a energia, conexão, armazenamento e banda, entre outros. Mesmo assim, o negócio não perde o controle sobre sua infraestrutura.

Nuvem pública

A contratante compartilha os recursos e os custos de TI com diversas empresas, reduzindo os custos e serviços. Em relação a essa alternativa, vale destacar que muitos questionam seu potencial de garantir privacidade e segurança aos dados.

A verdade é que cada modalidade tem suas vantagens e desvantagens, com a escolha dependendo de diversos fatores, como a sensibilidade dos dados e a capacidade necessária de armazenamento e processamento. E você, já consegue tomar uma decisão?

 

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.