Tecnologia da Informação

Inteligência de Segurança e Visibilidade: conheça essa solução da SONDA

Escrito por SONDA

Especialmente nos últimos anos, os profissionais de segurança digital passaram a enfrentar grandes desafios, uma vez que as soluções até então existentes não conseguiam mais lidar com o fluxo de trabalho e o nível das ameaças modernas. Aumentaram, assim, as chances de os negócios serem vítimas de ataques. Diante disso, ficou mais que claro que o investimento em novas aplicações, mais modernas e integradas, era fundamental.

Nesse cenário, a SONDA se destaca por fornecer aplicações de segurança capazes de manter as empresas totalmente funcionais e livres dos problemas atuais. Quer saber mais sobre o tema? Então confira agora mesmo como as ferramentas de inteligência de segurança e visibilidade da SONDA podem tornar sua infraestrutura de TI mais robusta e confiável!

A segurança digital como prioridade para as empresas

Não são só as soluções de tecnologia usadas no ambiente corporativo que mudaram nos últimos anos. Hoje em dia, as próprias empresas precisam lidar com infraestruturas complexas e diversificadas. De um lado, portanto, os negócios podem criar rotinas mais flexíveis e inteligentes. Enquanto isso, do outro, cresceram os recursos necessários para manter rotinas de gestão funcionais, bem como as vulnerabilidades existentes no ambiente de trabalho.

Na prática, se as ferramentas de segurança digital tradicionais não conseguem acompanhar a evolução da tecnologia e das ameaças que cercam os negócios, é óbvio: as empresas precisam se preparar, investindo em novas soluções. A integração da Internet das Coisas com soluções de cloud computing e ferramentas de Big Data, por exemplo, exige que o negócio atue de maneira estratégica e tenha aplicações mais inteligentes.

Atualmente, as políticas corporativas de segurança digital precisam lidar com ambientes de TI mais complexos e integrados. Nesse cenário, as medidas de controle de acesso, de mitigação de riscos e de rastreamento de vulnerabilidades devem envolver soluções capazes de dar mais visibilidade a problemas e reduzir o tempo gasto monitorando recursos. Dessa forma, profissionais de TI podem atuar de maneira estratégica, a fim de criar um ambiente de trabalho de alta performance e qualidade.

No fim das contas, o investimento em segurança digital se tornou fator estratégico. Assim, empresas que conseguem garantir a seus clientes e parceiros comerciais que os dados por ela gerenciados estão livres de ataques acabam abrindo oportunidades de negócios mais facilmente. Em outras palavras: investir em segurança digital facilita a manutenção da competitividade do negócio, além de evitar prejuízos e perda de informações estratégicas.

Como a inteligência de segurança e visibilidade em políticas de TI afetam o seu negócio

Com boas soluções de TI, a empresa pode criar um ambiente de trabalho mais eficaz e inteligente. As políticas de mitigação de riscos, por exemplo tornam-se mais abrangentes. Nesse caso, a empresa pode usar uma ferramenta com recursos e funcionalidades capazes de maximizar a visão que o gestor de TI tem sobre o ambiente interno, o comportamento dos usuários e aqueles pontos que podem ser explorados para a execução de ataques. Isso facilita a mitigação de vulnerabilidades e brechas de segurança.

Com a possibilidade de detectar comportamentos suspeitos e softwares maliciosos rapidamente, a companhia evita que eventuais ataques consigam causar grandes prejuízos. Isso sem contar, claro, que fica bem mais fácil otimizar as rotinas de segurança digital.

Também podemos destacar a capacidade de ferramentas como a de Inteligência de Segurança e Visibilidade possuem para agregar valor aos processos de governança digital. Fundamental para o negócio se manter alinhado com os padrões do mercado, a governança dá mais foco para o gestor atuar estrategicamente na definição de uma infraestrutura de TI inteligente e conectada com as necessidades do negócio.

Com a poderosa ajuda da solução da SONDA, qualquer negócio consegue mapear ameaças em tempo hábil para tomar as devidas providências, bem como melhorar o posicionamento do setor de TI de acordo com as normas de compliance internas.

A segurança e a confiabilidade do ambiente digital

A ferramenta de Inteligência de Segurança e Visibilidade traz para o ambiente de TI os elementos necessários para que os profissionais avaliem, testem e monitorem continuamente o comportamento de todos os usuários da infraestrutura interna. A partir da maneira como são usados os arquivos, o processamento de registros de log, a análise de protocolos ou mesmo o banco de dados, a companhia consegue identificar o que afeta sua privacidade, fazendo as devidas mudanças.

Para ajudar empresas dos mais variados setores a se manterem eficientes, a SONDA trouxe ao mercado uma ferramenta revolucionária: Inteligência de Segurança e Visibilidade. Tal solução foi desenvolvida pensando no ambiente de TI moderno, com recursos capazes de integrar as rotinas de segurança digital em um único local, melhorar o mapeamento de riscos e tornar a infraestrutura de Tecnologia da Informação mais robusta.

O tratamento de incidentes, por exemplo, ganha eficiência. Dessa maneira, o setor de TI pode dedicar menos tempo à mitigação de riscos, passando a atuar de maneira estratégica no atendimento às demandas dos clientes.

Outro ponto-chave está na redução de custos. Com uma política de segurança apoiada em soluções de TI inteligentes, a empresa evita prejuízos causados por vazamentos de dados ou mesmo por interrupções do serviço devido a falhas e ataques. E é claro que, com mais recursos livres para serem direcionados a outras áreas, o negócio pode investir em soluções para se tornar mais competitivo.

De ataques simples àqueles que afetam redes complexas, portanto, a companhia conta com uma cobertura completa. Nesse cenário, o setor de TI consegue executar processos de alta performance sabendo que ataques e possíveis brechas de segurança serão identificados rapidamente. Dessa forma, tanto o tempo necessário para responder a um incidente como os prejuízos causados por um ataque serão mínimos.

Contando com as soluções necessárias para monitorar continuamente todo o uso da sua infraestrutura de TI, a empresa passa a se destacar no mercado. E não é para menos, já que seus serviços estarão apoiados por um ambiente de trabalho de alta performance, livre de riscos capazes de comprometer a segurança de usuários e parceiros comerciais. Assim fica bem mais fácil criar novas oportunidades de negócio, até mesmo em momentos de crise.

Ficou curioso e quer saber como a solução de Inteligência de Segurança e Visibilidade da SONDA pode ser integrada a seu ambiente de trabalho? Então entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.