Tecnologia da Informação

[INFOGRÁFICO] Licenciamento e segurança: entenda a relação

Escrito por SONDA

 

Você sabia que o licenciamento de softwares está diretamente ligado às políticas de compliance e segurança? Entenda melhor essa relação!

A relação entre licenciamento e compliance

Toda política de compliance deve possuir regras para o uso de softwares no ambiente corporativo. Isso garante o uso de ferramentas de acordo com a EULA (End User License Agreement), além de evitar infrações de copyright e a adoção de soluções inseguras.

O conceito de licenciamento

A licença é um documento em que são listados todos os termos de uso de um sistema. Estão incluídos aí os direitos de modificação e de posse, além das garantias legais.

A segurança das informações empresariais

Licenciamento e compliance andam juntos com as políticas de segurança. Usar sistemas pirateados expõe o negócio a ameaças externas, impede o acesso a correções de software e vai contra as leis de copyright internacionais.

A adequação a normas e leis do mercado

O negócio deve planejar medidas que garantam o correto licenciamento de seus sistemas. Isso inclui uma avaliação das licenças já contratadas, a análise do seu uso, e a criação de normas de investimento.

As consequências do não licenciamento

O não licenciamento vai contra a lei 9.609, de 1998. A falta de acesso a patches deixa vulnerabilidades expostas, possibilitando o vazamento de informações, perda parcial ou total do ambiente — sequestro de informações ou equipamentos com informações totalmente apagadas. Assim, o negócio fica desprotegido.

Vale lembrar que os patches e updates são fornecidos pelos próprios fabricantes quando encontrada qualquer vulnerabilidade, sendo que o direito à atualização é concedido apenas a equipamentos licenciados.

O licenciamento como prevenção de riscos

Investir nas formas corretas de licenciar softwares é um fator estratégico, já que impede o acesso a sistemas inseguros, que não passaram por rígidos processos de auditoria. Manter os sistemas sempre atualizados em sua última versão faz parte das melhores práticas de segurança.

O impacto no resultado da empresa

Contando com um controle de qualidade meticuloso, a empresa passa a ter melhores condições de competir por parceiros comerciais. As estratégias estarão alinhadas com os padrões do mercado e em perfeita conformidade com a legislação.

Mas qual é a sua opinião sobre licenciamento e segurança em TI? Comente!

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.