Tecnologia da Informação

Melhore sua infraestrutura de TI com a SONDA em 5 passos

Escrito por SONDA

A tecnologia possui um papel central no ambiente corporativo. É por meio dela que negócios conseguem manter-se com alta competitividade, graças a serviços bem estruturados e modernos. Como consequência, é importante que toda a infraestrutura de TI seja monitorada, evitando qualquer tipo de problema que possa comprometer a qualidade dos serviços do negócio.

A conexão com a internet, os serviços de e-mail, as aplicações corporativas e os serviços de cloud computing — todas essas soluções devem ser monitoradas, controladas e otimizadas para garantir o máximo de performance possível. Dessa forma, o empreendimento mitiga riscos e cria um ambiente de trabalho de alta performance.

Os serviços da SONDA podem auxiliar o seu negócio nesse sentido, por contar com as melhores estratégias para gerar o máximo de desempenho para a sua infraestrutura de TI. Quer saber como? Então, continue a leitura e siga estes passos!

1. Contratar um serviço de consultoria

A contratação de uma consultoria é uma das melhores formas de garantir que a empresa consiga otimizar a maneira como os seus recursos de TI são gerenciados.

Esse tipo de serviço dá ao negócio a capacidade de contar com a expertise de um time de profissionais, que avaliarão a maneira com que os serviços e a infraestrutura de TI estão estruturados. Assim, é possível otimizar o funcionamento dos equipamentos e alinhar as rotinas de gestão conforme os padrões do mercado.

Investindo nos serviços de TI da SONDA, a empresa melhora sua organização operacional e, assim, gera mais produtividade. Enquanto isso, os riscos são eliminados por meio de uma política de segurança e governança mais eficaz e abrangente.

Além disso, com a otimização da infraestrutura de TI, o negócio diminui custos e aumenta o tempo de vida das suas ferramentas A consequência direta disso é a criação de mais espaço para novos investimentos.

2. Otimizar a estrutura operacional do setor de TI

A gestão de TI também deve buscar práticas que tornem os serviços do setor mais inteligentes e conectados com as necessidades do negócio.

Com o apoio da SONDA, a empresa pode melhorar a maneira como a área está organizada, reduzindo custos, integrando ferramentas e garantindo que os profissionais conseguirão entregar os resultados esperados, explorando todo o potencial das soluções implementadas.

A SONDA possui serviços que auxiliam a empresa a ter um time de TI mais eficaz em todas as práticas do seu dia a dia. A gestão de projetos, instalação e integração de serviços e o alinhamento de estratégias conforme as necessidades do mercado são alguns pontos que podem ser otimizados.

Assim, a companhia cria um ambiente de trabalho de alta performance e flexibilidade.

3. Dar mais flexibilidade para as rotinas internas

Uma empresa de sucesso possui um setor de TI com processos que reduzem o número de gargalos e, assim, dão mais produtividade para a companhia. Isso é obtido, por exemplo, por meio da automação de rotinas.

Com soluções de monitoramento e gestão de dados, a companhia elimina o número de etapas necessárias para compartilhar informações, capturar registros e executar processos. Assim, a equipe de TI pode focar em rotinas estratégicas, agregando valor aos serviços do empreendimento.

Já as soluções de videoconferência dão mais capacidade para a companhia atender a demandas do mercado, compartilhar informações e manter times integrados mesmo em projetos que envolvem pessoas em vários locais.

Dessa forma, a empresa pode maximizar a sua performance, economizar tempo e ter um ambiente com mais colaboração e dinamismo.

4. Diminuir os riscos de segurança

Ameaças de segurança podem atingir qualquer empresa que possui uma infraestrutura de TI de grande porte.

Tentativas de roubo de informações ocorrem em todos os momentos, seja por meio de invasões diretas à infraestrutura de TI, e-mails com phishing, direcionamento para páginas não confiáveis, ransomwares ou malwares.

Portanto, é importante contar com soluções que possam dar ao empreendimento a capacidade de mitigar e bloquear todas essas ameaças. O Firewall da SONDA, por exemplo, permite que o negócio tenha total controle sobre o acesso aos seus recursos via web.

Sua empresa terá mecanismos para rastrear os dados que circulam em sua infraestrutura, bloqueando pacotes maliciosos.

Já os profissionais responsáveis pela gestão das aplicações web conseguem visualizar com abrangência o comportamento de usuários em busca de contas comprometidas.

O ambiente virtual também pode ser protegido. Por meio da solução de segurança para esse tipo de sistema, a companhia consegue identificar ataques, eliminar ameaças e manter todo o ambiente de trabalho mais seguro e confiável. Dessa forma, a infraestrutura de TI torna-se mais robusta, íntegra e disponível.

5. Alinhar a infraestrutura de TI às necessidades do negócio

O dimensionamento da infraestrutura de TI deve sempre ser feito conforme as necessidades da empresa. É importante que o gestor tenha um conjunto de serviços e recursos bem estruturado, capaz de melhorar o fluxo de trabalho e dar a projetos de alta complexidade uma taxa de sucesso maior.

Com o apoio da SONDA, sua empresa pode otimizar a maneira como toda a infraestrutura de TI é estruturada. As licenças de software, por exemplo, serão modificadas para adaptarem-se melhor às necessidades de cada time.

Já a infraestrutura de equipamentos, ao ser otimizada, pode reduzir custos e tornar o ambiente de trabalho mais integrado.

Investindo nas ferramentas certas, o seu negócio terá mais capacidade de atender às demandas de clientes e parceiros comerciais. Assim, a sua competitividade será ampliada ao máximo possível.

Garantindo que a infraestrutura de TI tenha uma alta performance, a empresa consegue manter-se com um alto nível de competitividade. Os serviços internos terão menos erros e mais capacidade de atender às demandas do mercado. Ao mesmo tempo, os riscos serão menores, algo fundamental para dar segurança a clientes e parceiros comerciais.

Com o apoio de uma empresa qualificada, o negócio terá a chance de melhorar o seu planejamento e uso de recursos. As políticas de gestão da infraestrutura de TI terão um maior alinhamento com os padrões do mercado e, assim, poderão garantir mais recursos para a companhia ter oportunidades de vendas.

Quer saber como isso pode ser feito no seu ambiente de trabalho? Entre em contato agora mesmo com um dos especialistas da SONDA!

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.