Indicadores

4 ferramentas que favorecem a mineração de dados

Escrito por SONDA

Se você tem o costume de acompanhar as tendências do ramo de tecnologia, certamente já deve ter ouvido falar em mineração de dados. Essa técnica, que é muito utilizada em negócios com amplo foco no consumidor — varejo, setor financeiro, comunicação e marketing, por exemplo —, promete agregar valor estratégico às empresas a partir de uma constante coleta, análise e processamento de dados.

Não por coincidência, a mineração de dados já é rotina entre os grandes players do mercado, como Google, Yahoo e Walmart.

Quer saber o que este método pode oferecer para o seu negócio? Neste artigo, nós vamos explicar como funciona a mineração de dados e quais são as ferramentas e as práticas atuais para implementá-la com sucesso na sua empresa. Continue a leitura e confira!!

O que é mineração de dados?

Muitas organizações coletam diariamente um enorme volume de dados que, na ausência de organização e análise, não agregam valor significativo para os seus negócios.

Estamos nos referindo a diversas fontes de informações em potencial, como bancos de dados corporativos, interações nas redes sociais da empresa, registros das transações de cartão de crédito ou mesmo listas com dados cadastrais dos consumidores.

Nesse contexto, o papel da mineração de dados é extrair conhecimento e informações estratégicas dessas fontes variadas, identificando padrões e traçando correlações entre eles.

Como funciona?

processo de mineração de dados depende de algumas etapas. Confira!

Coleta

Um sistema de mineração de dados precisa ter capacidade para processar com agilidade grandes volumes de informação, inclusive dados não estruturados (como fotos, vídeos, compartilhamentos, entre outros).

Classificação de informações

Após a coleta, o sistema de mineração de dados deve organizar as informações coletadas para que possa analisá-las.

Clusterização

Nesta fase, o sistema analisa as semelhanças entre dados de determinados grupos, como geolocalização, idioma e gênero, em busca de tendências e padrões.

Cruzamento de dados

Na sequência, o cruzamento de informações de grupos diferentes vai revelar informações estratégicas sobre seus consumidores, seus negócios e o mercado em que sua empresa atua.

Caso bem realizada, a mineração de dados pode ajudar empresas a descobrir quais são as preferências dos clientes, determinar preços, avaliar o desempenho das vendas, entender o grau de satisfação dos consumidores, analisar o posicionamento do produto no mercado, entre outros exemplos.

Quais as ferramentas para mineração de dados?

Até aqui, você já entendeu o que é a mineração de dados, quais são as suas etapas fundamentais e como ela pode contribuir para os negócios de empresas dos mais variados setores. Agora, conheça 4 ferramentas que favorecem a mineração de dados no mundo corporativo. Confira, a seguir.

1. Sistemas de gestão empresarial

Em tempos de instabilidade econômica no país, cada vez mais empresas buscam reduzir custos, otimizar processos e alavancar o desempenho empresarial. Para isso, um dos principais caminhos é a adoção de um sistema de gestão empresarial, que utiliza a tecnologia como aliada para gerenciar os fluxos de informação da empresa e facilitar a tomada de decisões.

Um dos principais benefícios dessa ferramenta é promover uma visão global sobre um negócio, já que reúne em uma única interface as informações mais relevantes sobre os processos da organização.

Além de otimizar a comunicação e a integração entre as diferentes soluções da empresa, um sistema de gestão empresarial também pode contribuir muito com a mineração de dados, fornecendo recursos para a geração de informações de qualidade.

2. Machine learning

Basicamente, o conceito de machine learning (aprendizado de máquina) trata sobre sistemas que utilizam algoritmos e recursos de inteligência artificial para aprender com padrões de dados. São ferramentas que se baseiam nos dados coletados para realizar previsões mais exatas e possibilitar uma tomada de decisões mais estratégica.

Algumas aplicações de machine learning nas corporações são a prevenção e detecção de fraudes nas transações do varejo, previsão de tempo de espera em salas de emergência e análise de comportamento dos consumidores.

Assim, enquanto a mineração de dados fala sobre um processo de extração desses dados e sua organização para uso posterior, machine learning se refere a sistemas inteligentes que aprendem com os dados coletados. A ideia é que, no futuro, essas tecnologias possam ser combinadas para gerar predições e insights ainda mais valiosos para as empresas.

3. Big Data

O termo Big Data se refere a um conjunto abrangente de práticas, soluções, estratégias e ferramentas que têm como principal objetivo a coleta e a análise de grandes conjuntos de dados. O conceito é baseado nos três Vs. Veja quais são eles:

  • velocidade no processamento de grandes quantidades de dados;
  • volume, pois são processados grandes volumes de dados;
  • variedade nos tipos de dados utilizados.

Portanto, Big Data é simultaneamente um conceito e uma tecnologia, e seus usos no Brasil vão desde a mineração de dados corporativos até a gestão de tráfego urbano e a medicina de precisão.

4. Armazenamento na nuvem

Você já deve conhecer as vantagens de migrar seus serviços para a nuvem, certo? O fato é que, com a popularização das conexões estáveis de internet e dos dispositivos móveis, tornou-se imprescindível alinhar o mundo corporativo com as novas demandas do mercado e dos consumidores.

Com a ajuda da Cloud Computing, empresas de todos os portes e segmentos podem fazer uso de tecnologia de alto desempenho, pagando apenas pelos serviços utilizados. Consequentemente, há redução de custos com infraestrutura de TI, manutenção, contratação de mão de obra especializada e equipamentos ociosos, por exemplo.

Como explicamos acima, a mineração de dados exige equipamentos e sistemas capazes de armazenar, processar e classificar um grande volume de dados em tempo hábil, para que se possa aprimorar a tomada de decisões.

Mas para muitas empresas, optar por investir em uma infraestrutura de TI própria que preencha todos esses requisitos pode extrapolar o orçamento. É nesse ponto que a Cloud Computing se torna um diferencial competitivo para os seus negócios.

E então, este artigo foi útil? Se você conhece alguém que também se interessa em entender mais sobre mineração de dados e as suas ferramentas, compartilhe este post nas redes sociais e não se esqueça de marcar os seus amigos!

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.