Gestão de Negócios Indicadores

Entenda a relação entre a mobilidade empresarial e produtividade

Escrito por SONDA

Nos últimos anos, o uso de smartphones, notebooks e tablets, tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia das pessoas e, claro, das empresas. Com isso, a demanda por serviços online que permitem a rápida resolução de problemas também aumentou. Para acompanhar esse crescimento, as empresas passaram a investir na mobilidade empresarial, desenvolvendo aplicativos, ferramentas e outros recursos que oferecem agilidade nas interações relacionadas a clientes, consumidores, fornecedores, processos, entre outros.

O termo, cada vez mais utilizado, refere-se ao desenvolvimento de aplicações e tecnologias de acesso remoto, que possibilita que os funcionários trabalhem de formas diferentes e, até mesmo, desempenhem outras funções.

Dessa forma, é possível atender a chamados, responder dúvidas, cadastrar clientes, visualizar catálogos e acessar os sistemas e conteúdos corporativos com segurança, ainda que o profissional se encontre fora do escritório.

Isso garante um ganho na produtividade e eficiência, já que permite que até mesmo as equipes de campo — como vendedores, representantes comerciais, entre outros — possam acessar arquivos e agilizar processos.

Além disso, os gadgets também trazem benefícios relacionados à gestão empresarial, já que por meio de aplicativos os gerentes conseguem acompanhar o rendimento de suas equipes, controlar horários, verificar dados e informações de atendimentos aos clientes etc.

Em outras palavras, é possível gerenciar um time completo por meio de uma ferramenta simples e acessível.

Mobilidade empresarial e motivação dos colaboradores

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, 73% dos brasileiros desejam ter horários mais flexíveis e 81% gostariam de trabalhar em casa. Entre os motivos mais citados, tiveram especial destaque o tempo perdido no trânsito — que está cada vez mais complicado nas áreas urbanas — e a falta de tempo para atividades de lazer.

Apesar de comuns, os itens citados acima têm influência direta na motivação, na saúde e na qualidade de vida dos colaboradores de qualquer empresa. Afinal, o tempo é cada vez mais precioso na rotina agitada dos grandes centros urbanos.

Neste contexto, as organizações consideram que a mobilidade empresarial representa uma excelente oportunidade de mudar esse cenário. Investir neste tema traz vantagens em termos financeiros, de produtividade e, principalmente, de confiabilidade.

Além disso, a empresa ganha uma vantagem competitiva frente aos concorrentes, já que passa a ter uma equipe motivada e que, acima de tudo, consegue se conectar de qualquer lugar para resolver problemas, enviar e-mails e apresentar produtos aos clientes. Em suma, trata-se de obter muito mais agilidade nas rotinas profissionais.

Principais vantagens da mobilidade empresarial

Relatórios de despesa, atualização de catálogos e gerenciamento de equipe são tarefas constantes que tomam grande parte do tempo das pessoas. Em uma sociedade como a nossa, na qual a tecnologia é predominante e, principalmente, os clientes querem sempre mais eficiência, rapidez e originalidade, perder tempo é perder dinheiro!

Por meio de soluções em nuvem, é possível reduzir esse trabalho. Esse tipo de serviço permite registrar as informações online diariamente e acessá-las de qualquer lugar ou gerar um relatório final. Os dados vêm praticamente prontos e os processos podem ser facilmente otimizados.

Além disso, o gestor passa a ter maior controle da sua equipe, já que é capaz de ter ampla visão das atividades realizadas dentro e fora da organização. Sendo assim, é possível identificar problemas, falhas e fragilidade no processo, adaptando-os para atingir os objetivos estratégicos.

Mas isso não é tudo: é possível, por exemplo, avaliar o desempenho das equipes, calcular indicadores e analisar dados gerenciais, garantindo uma tomada de decisões mais certeira e eficiente.

A utilização dos diversos recursos de mobilidade empresarial, como compartilhamento de servidores, computação na nuvem, aplicativos, entre outros, assegura diversas vantagens tanto para as empresas quanto para seus colaboradores.

Confira abaixo mais alguns benefícios:

  • melhoria na qualidade de vida;
  • maior disposição para trabalhar;
  • conhecimento aprofundado: com aplicativos e dados na nuvem, o colaborador tem a informação nas suas mãos, o que garante maior conhecimento e, claro, ajuda no desenvolvimento de processos e venda de serviços;
  • redução de custos: com transporte, energia etc.;
  • retenção de talentos: vivemos em uma era na qual a conectividade é um dos mais importantes diferenciais competitivos de uma empresa, por isso, quanto mais conectada for e mais autonomia permitir, maiores serão suas chances de reter profissionais talentosos;
  • imagem corporativa: empresas que não aderem às tecnologias e às soluções de mobilidade tendem a ser vistas, no mercado, como obsoletas. É preciso flexibilidade para mudar constantemente, a fim de sempre atender à demanda e oferecer o melhor serviço aos clientes.

Segurança dos dados

Apesar das vantagens, muitas empresas ainda se preocupam com a segurança dos dados, que são, em sua maioria, confidenciais (valores, informações de clientes etc.).

Em geral, os protocolos da internet garantem segurança no tráfego e armazenamento de dados. Mas o ideal é que a empresa contrate um especialista para realizar a gestão da mobilidade empresarial.

Dessa forma, além da instalação de serviços firewall e gerenciamento de permissões de usuários (quem pode ver, acessar, editar, copiar, baixar e assim por diante), as organizações conseguem rastrear os gadgets e até mesmo os aplicativos nas plataformas móveis. Além de garantir a segurança dos dados, a empresa evita problemas de conformidade.

É recomendável, também, que antes da opção por soluções de mobilidade empresarial, seja realizado um estudo das vantagens e desvantagens da adoção dos serviços em nuvem e de aplicativos, por exemplo. Assim, é possível identificar qual a medida ideal para o negócio.

Além disso, é preciso criar nos colaboradores uma conscientização em relação ao uso da tecnologia. Treinamentos e comunicados sobre fraudes, e-mails suspeitos e vírus podem ser uma boa opção para quem deseja garantir ainda mais a segurança das informações da sua empresa.

Ao expor os novos métodos de trabalho, você garante que todos estejam alinhados aos objetivos e à visão da companhia.

A inclusão da mobilidade empresarial nas rotinas de trabalho é um caminho sem volta, mas bastante necessário! Você deve acompanhar o avanço das tecnologias e a mudança do comportamento dos clientes para atingir os resultados desejados e se manter sempre à frente da concorrência.

E aí, gostou do nosso post sobre mobilidade corporativa? Continue bem informado sobre esse e outros assuntos seguindo as nossas páginas no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.