Tecnologia da Informação

O papel do cloud computing na transformação digital das empresas

transformação digital e cloud computing
Escrito por SONDA

Em plena era da informação, já não é mais segredo para ninguém que a revolução tecnológica vem afetando significativamente o cotidiano dos brasileiros. É uma verdadeira enxurrada de novas tecnologias, práticas e termos. Pense bem: seja no ambiente doméstico ou no contexto empresarial, quem nunca ouviu falar em app, mobile, Big Data, social media e analytics? É nesse cenário que desponta a transformação digital, uma nova abordagem que rompe com os velhos modelos de produção e faz crescer os investimentos em negócios cada vez mais digitais.

E embora muitos especialistas ainda discordem na hora de definir o termo, uma coisa é certa: a transformação digital é um fenômeno que tem como base diversas tendências tecnológicas convergentes. Por isso, na prática, aderir à transformação digital implica na adoção de tecnologias e processos mais eficientes, inovadores, ágeis e rentáveis para o mundo corporativo. E é nesse ponto que entra o cloud computing. Quer entender por que essa tecnologia está diretamente ligada ao sucesso da transformação digital nas empresas? Então acompanhe nosso post!

O cloud computing na era da informação

Basicamente, o cloud computing é uma tecnologia que permite acessar, editar, armazenar e compartilhar programas, recursos e arquivos on-line, tudo a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Em outras palavras: quando você acessa seus e-mails, armazena arquivos na nuvem, realiza uma transação financeira pela internet ou assiste a séries on-line, está fazendo uso da tecnologia de cloud computing no seu cotidiano.

E como os recursos tecnológicos necessários para sua empresa ficam armazenados na nuvem, o cloud computing dispensa, na maioria das vezes, a instalação ou o download de programas e arquivos no próprio dispositivo. Ainda simplifica todo o processo de compra de licenças de programas por meio do modelo de comercialização Software as a Service (software como serviço), também conhecido como SaaS.

Nesse contexto de mercado que demanda cada vez mais agilidade e eficiência das empresas, o cloud computing se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações de todos os portes que querem reduzir custos operacionais, otimizar processos, aumentar a produtividade, estimular a inovação e agregar mais competitividade aos negócios.

Os desafios da transformação digital

Segundo um estudo global encomendado pela Dell e divulgado pela IDG Research Service, em julho de 2015, os 5 principais benefícios da transformação digital para as empresas são:

  1. Maior competitividade;
  2. Mais agilidade nos processos;
  3. Crescimento de receitas;
  4. Aumento da produtividade;
  5. Mais eficiência operacional.

Apesar disso, 70% dos entrevistados admitiram que suas empresas ainda não estão totalmente preparadas para embarcar na transformação digital. E a dificuldade para adotar novas tecnologias no ambiente corporativo tem um motivo: para 73% dos decisores e gestores de TI, a resistência à inovação tem a ver com a mentalidade conservadora e a cultura das organizações.

De toda forma, considerando o cenário atual, a saída acaba sendo uma só: abraçar de vez as tecnologias inovadoras e encarar de frente a transformação digital. Caso contrário, devem se conformar com um destino bastante provável: seu desaparecimento do mercado. A transformação digital deixou, assim, de ser opcional para quem quer garantir competitividade e bons resultados nos negócios.

A ajuda do cloud computing nesse processo

Como já explicamos, o cloud computing desempenha papel central na transformação digital de empresas de todos os portes e setores. Além de simplificar os processos de produção e a comunicação organizacional como um todo, reduzir custos operacionais e elevar a produtividade, o cloud computing ainda ajuda os gestores a tomarem decisões estratégicas a partir da análise de dados em tempo real.

Veja em detalhes como o cloud computing pode fortalecer sua empresa para superar os desafios da transformação digital!

Competitividade e inovação

O cloud computing permite que empresas de todos os portes ampliem as fronteiras de seus negócios, otimizando processos e alcançando bons resultados já no curto prazo. Embora possa parecer contraditório investir na implementação de novas tecnologias em tempos de recessão econômica, essa pode ser a oportunidade perfeita para fortalecer e destacar seu negócio no mercado atual.

Além disso, com a popularização da internet e dos dispositivos móveis entre a população, a adoção de tecnologias que facilitem a portabilidade, o compartilhamento de conteúdo e a interação em tempo real com colaboradores, parceiros e clientes se tornou indispensável. E se os principais processos da empresa já estão ancorados no meio digital, fica muito mais fácil conectar sua organização com as pessoas, não acha?

Performance e flexibilidade

Definitivamente não é exagero dizer que o cloud computing democratizou o acesso às tecnologias de ponta. Se antes era necessário fazer investimentos robustos para manter um setor de TI eficiente na sua empresa (tarefa viável somente aos grandes nomes do mercado), hoje já é possível que empresas de pequeno e médio portes disponham dos mesmos recursos e serviços, com a mesma performance, mas pagando apenas pelo que foi efetivamente usado.

Graças aos modelos de Software as a Service (SaaS), Infrastructure as a Service (IaaS) e Platform as a Service (PaaS), tecnologias centrais do cloud computing, atualmente não é mais preciso adquirir licenças de uso para programas, investir parte considerável do orçamento em recursos computacionais ou perder tempo com manutenção do sistema. Tudo isso fica sob responsabilidade do provedor de serviços na nuvem, que garante seu funcionamento 24 horas por dia.

Outro detalhe é que, como você só paga pelos recursos usados, as chances de ter uma surpresa com o orçamento no final do mês são praticamente nulas. Além disso, o cloud computing permite aumentar ou diminuir facilmente o pacote de recursos de acordo com a necessidade da empresa, o que transforma essa tecnologia em uma solução especialmente atraente para os negócios com demandas sazonais.

Foco e previsibilidade

O raciocínio é simples: sem precisar se preocupar com questões burocráticas e tarefas repetitivas da área de TI, sobra muito mais tempo para focar no que realmente importa, que é o core business dos seus negócios. E se sua empresa já contava com um time interno de TI, é possível voltar suas energias para o desenvolvimento e a implementação de mais tecnologias e práticas inovadoras.

Finalmente, como o cloud computing oferece ferramentas para análise dos processos em tempo real, os impactos da transformação digital na sua empresa serão muito mais previsíveis e, portanto, controláveis.

Percebeu como as vantagens do cloud computing para o mundo empresarial são praticamente incontáveis? Pronto para embarcar de vez na transformação digital e agregar mais competitividade a seu negócio? Se quer entender mais sobre o assunto, aproveite o momento e veja neste post quais são as vantagens de migrar para o cloud computing!

 

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.