Gestão de Negócios

Previsão de Demanda: por que minha empresa precisa se preocupar?

Escrito por SONDA

Você já ouviu falar em Previsão de Demanda? Trata-se de uma prática que vem sendo incorporada por muitas e muitas empresas, já que, quando bem aplicada, pode fazer os negócios alcançarem posições de destaque no mercado.

Além disso, a integração entre o setor de vendas e o de tecnologia é capaz de beneficiar não só os profissionais de ambas as áreas como a instituição como um todo.

No fim das contas, portanto, não há por que não implantar esse processo em sua empresa. Para entender melhor o funcionamento e as vantagens dessa prática, basta acompanhar nosso post de hoje!

O que é o Analytics na Previsão de Demanda?

Analytics é a análise sistematizada de dados via computador, geralmente utilizando modelos estatísticos. A Previsão de Demanda pode ser definida como uma projeção do que tem chance de acontecer no futuro com relação ao mercado e ao público-alvo da empresa. Para isso, são considerados fatores internos e externos, sendo preciso fazer uma análise do mercado, da empresa e da economia como um todo.

Podemos dizer que a Previsão de Demanda representa um meio de obter informações mais acertadas sobre o mercado em que se atua e os clientes em potencial. Com isso, as decisões tomadas podem ser mais precisas e eficazes.

Com a disseminação de novos canais tecnológicos, é natural que as equipes de TI assumam um papel mais efetivo quando falamos em produtos e serviços.

E como é esse departamento que analisa a necessidade de novos recursos, ele precisa estar alinhado ao financeiro para saber o que realmente pode ser implementado.

Além disso, os dados dessas pesquisas (o famoso Big Data), que ficam armazenados com a equipe de tecnologia, precisam ser acessados pelo departamento de vendas para que os profissionais entendam as reações e expectativas das pessoas com quem negociam. É por isso que o alinhamento dessas equipes também é fundamental.

Quais as vantagens dessa prática?

Que a Previsão de Demanda é fator determinante para o sucesso de um negócio você já deve ter ouvido falar, certo? Mas então por que muitas empresas ainda se perguntam sobre as reais vantagens de fazer esse tipo de análise? Para você entender, listamos aqui os principais benefícios que a prática traz a uma companhia. Fique de olho!

Antecipação de tendências

Pesquisar o mercado é uma forma de entender o que é esperado dos produtos ou serviços que estão por vir. A verdade é que, muitas vezes, traçar estratégias em cima do que o gestor pensa que vai acontecer simplesmente não funciona.

Afinal, o público nem sempre pensa como ele. Para antecipar tendências e até mesmo lançar novos padrões, é preciso ouvir os consumidores para oferecer exatamente o que eles esperam.

Conhecimento do público

Saber o que seu público pensa também significa conhecê-lo melhor. Dessa forma, fica mais fácil criar empatia. E é a partir daí que a empresa consegue encantá-lo, surpreendê-lo. Quanto mais você conhece os gostos da sua clientela, mais fácil se torna analisar o que pode realmente agradá-los.

Diferenciação da concorrência

Você já deve ter em mente que não basta se igualar à concorrência. É preciso superá-la. Reflita: o que o leva a pensar que um cliente em potencial escolheria comprar seu produto se várias empresas oferecem o mesmo? Sabendo que o consumidor nem sempre escolhe o fornecedor pelo preço, ser o mais barato do mercado não é garantia de sucesso.

O grande segredo está em criar um diferencial com base em dados de pesquisas, agregando um toque a mais para conquistar o cliente. Só assim você conseguirá fazer com que ele prefira você à concorrência.

Redução de custos

Produtos que ficam encalhados ou campanhas que simplesmente não trazem resultado significam investimentos em vão. E decidir o que lançar e como apresentar sem ter dados reais como base o deixa sujeito a esse tipo de acontecimento. A Previsão de Demanda ajuda na redução de custos, pois não só fornece ideias sobre o que pode funcionar com o público como viabiliza sua efetivação.

Detecção de falha virtual

Muitas vezes, o sucesso de uma campanha não traduz o real interesse do público. Podemos explicar: nem sempre um anúncio com muitos cliques significa que o produto está chamando a atenção. O cruzamento de dados de diversas modalidades de pesquisa faz com que comportamentos que não são considerados normais para determinado segmento sejam detectados.

Lembre-se de que o ambiente virtual é cheio de vulnerabilidades, fraudes ocupacionais e ameaças. Uma pesquisa para prever demandas, quando feita com o devido cuidado, atenua os riscos de se deixar levar por um desses eventos.

Eficiência na gestão

O estoque também pode ser gerenciado por meio da Previsão de Demanda. Itens em demasia ou em falta significam dinheiro parado ou falha nos prazos com os clientes. A análise ajuda a manter cada item no nível esperado.

É com essa ferramenta que as companhias aéreas definem os preços de suas passagens, por exemplo. Da mesma forma, é com a ajuda da Previsão de Demanda que os hotéis decidem quanto cobrarão pela hospedagem em determinado período. Ou você acha que as variações de preços (que podem ser bem extensas) são resultado de meras coincidências ou suposições?

Otimização das decisões

Tomar decisões não costuma ser tarefa fácil. E se essa necessidade já nos atormenta na vida pessoal, imagine o quanto ela afeta as empresas! Não esqueça que decisões corporativas normalmente envolvem grandes investimentos. Justamente por isso, uma escolha errada pode desencadear prejuízos financeiros ou até mesmo danos à reputação da companhia.

Ao usar métodos analíticos, os achismos são deixados de lado e as decisões passam a ser tomadas baseadas em dados reais coletados no mercado. E por mais que não possamos dizer que a possibilidade de erro deixa completamente de existir, dá para garantir que ela é minimizada. Já parou para pensar em quantos prejuízos seriam evitados se todas as decisões se baseassem em informações?

Entendeu como a Previsão de Demanda pode ajudar sua empresa a tomar decisões certas e se destacar em meio aos concorrentes? Se você gostou do nosso post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.