Gestão de Negócios

Saiba como otimizar as suas obrigações com o fisco

Escrito por SONDA

As companhias estão desbravando a transformação digital, concomitantemente a isto o fisco vem aperfeiçoando seus mecanismos de fiscalização e controle, que em tempos de crise e precariedade financeira dos Estados e municípios, são ferramentas fundamentais para aumento da sua arrecadação.

Além da voracidade do fisco, agregamos a já conhecida e famosa complexidade brasileira com uma burocracia desanimadora chamada de “Custo Brasil”. Estima-se que tenhamos aproximadamente 80 tributos divididos entre as esferas federal, estaduais e municipais. Soma-se a isso o trabalho especializado na apuração desses impostos e ainda a volatilidade da legislação brasileira. E, assim, temos um quadro desafiador a qualquer empresário brasileiro, do pequeno ao grande porte.

Estima-se que tenhamos aproximadamente 80 tributos divididos entre as esferas federal, estaduais e municipais

Embora a gestão e compliance tributário e fiscal sejam secundários ao negócio das companhias, elam pode trazer uma série de impactos positivos e/ou negativos, tornando as empresas mais ou menos competitivas. Para isto, o uso massivo de tecnologia, empregada de forma correta, converge para uma gestão eficaz, evitando, assim, inconformidades com o fisco. Vejamos a seguir alguns aspectos importantes:

Centralize seus dados

É muito importante que as empresas tenham um repositório único e confiável de dados que esteja disponível para extração destes em tempo real.

O desafio neste ponto concentra-se no volume de informações geradas, informações essas que são cada vez mais solicitadas pelo fisco. O volume de dados, seja do ERP ou de dispositivos de Internet das Coisas – (do inglês, Internet of Things) ou simplesmente IoT – que são dispositivos conectados à internet que geram informações e alimentam os bancos de dados que, segundo o IDC, estima-se que até 2020 teremos aproximadamente 32 bilhões de dispositivos conectados, representando um volume de até 4,4 zettabytes.

É muita informação para ser armazenada, gerenciada e manipulada. Por isto se faz necessário a utilização de ferramentas que sejam capazes de lidar com um volume gigantesco de dados, denominados na era digital de big data.

Pensando apenas em alguns dados fiscais, temos notas fiscais emitidas e recebidas, lançamentos contábeis, serviços tomados, inventário e suas movimentações, estoque, informações trabalhistas e seus eventos e por aí vai.

Gerenciar estas informações sem apoio de tecnologia é impossível, por isto a adoção de ferramentas que sejam capazes de lidar com alto volume de informação de maneira centralizada e em tempo real é essencial para a gestão do negócio.

Segundo o IDC, estima-se que até 2020 teremos aproximadamente 32 bilhões de dispositivos conectados, representando um volume de até 4,4 zettabytes.

Atente-se às mudanças

É ponto mais que difundido que o sistema tributário brasileiro é complicado e oneroso demais, certo? Mas outro ponto que merece a atenção dos gestores é a volatilidade das leis. Todos os anos são feitas mudanças em regras, taxas e exigências para o cumprimento dos requisitos do fisco. Já imaginou que um sistema automatizado pode ser programado para entender as mudanças na legislação e adaptar sua programação para atendê-las.

Um bom exemplo disso é o Bloco K. A partir deste ano, várias empresas serão obrigadas a realizar um controle eletrônico do seu estoque que será anexado ao SPED Fiscal, em um processo que deve ser realizado diariamente. Como você pode imaginar, é simplesmente impossível validar esses dados sem um bom sistema automatizado.

Em vez de pensar nesse contexto como um verdadeiro transtorno, que tal enxergar aí uma oportunidade para melhorar sua logística? Afinal de contas, o controle é um dos pilares para uma boa gestão e monitorar o movimento do seu estoque é importante tanto para pagar os impostos devidos quanto para conhecer melhor o real funcionamento da sua empresa.

Garanta seus direitos

A área fiscal é vista como custo pelas empresas, aliado a isto a complexidade e onerosidade do sistema tributário brasileiro despendem custos e horas de trabalho que podem ser minimizadas.

Tomemos com exemplo o Bloco K do SPED EFD. É impossível a consolidação, formatação e entrega para o fisco sem o uso de tecnologia.

O uso de serviços de BPO (do inglês, Business Process Outsourcing), que absorve as operações fiscais das empresas, gera ganhos tangíveis, uma vez que a força de trabalho pode focar seus esforços na parte estratégia, delegando o serviço operacional de atendimento das obrigações fiscais a empresas especializadas para este fim. Isto gera economia de custos e proporciona ganhos de produtividade, visto que são empresas especializadas e preparadas no trato com as fiscalizações e com estrutura otimizada para operar em grande escala.

Além disto, o uso adequado da tecnologia também pode ajudar as empresas a reduzir seus custos de manipulação e operação, e em estágios mais avançados propondo de forma preditiva a redução da carga tributária das empresas.

Valide em tempo real

O processo de validar, cruzar e consistir informações fiscais é fundamental para o compliance tributário das empresas.

Neste aspecto é necessário o uso de mecanismos capazes de identificar inconformidades nos dados que servirão de insumos para geração das obrigações fiscais.

Este processo deve permear todo o ciclo, que vai desde a recepção e emissão de notas fiscais, até a apuração dos impostos e a sua contabilização.

Para isto é atual e necessário para o empreendedor o uso de ferramentas automatizadas com grande apelo visual e com mecanismos de validação que apoiem na jornada de apuração de impostos e principalmente na entrega de obrigações acessórias.

Gostaria de melhorar a maneira como sua empresa consegue otimizar as suas obrigações com o fisco? Converse conosco e descubra a melhor solução para seu negócio!

 

SONDA 2017 CTA banner 600 x 125 px - 01 - imagem

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.

Deixar comentário.

Share This
Navegação