Tecnologia da Informação

Site Web de Alta Demanda: o que é e quais são as vantagens?

Escrito por SONDA

Disponibilidade e estabilidade são características essenciais para sites que representam processos críticos das organizações. E isso vale tanto para o caso de e-commerces como para ferramentas de apoio das equipes internas! Para assegurar esse pontos, é recomendável contar com um Site Web de Alta Demanda (SWAD).

Já adiantando, podemos dizer que um Site Web de Alta Demanda é aquele hospedado em um serviço capaz de suportar múltiplos acessos simultâneos sem perder eficiência operacional e, o mais importante, sem passar por momentos de indisponibilidade. Esse tipo de hospedagem também envolve tecnologias mais robustas e segurança aprimorada.

Neste post, explicaremos melhor o que é um Site Web de Alta Demanda e como ele funciona, além de apresentar algumas das principais vantagens desse tipo de serviço. Acompanhe e descubra!

O que é um Site Web de Alta Demanda?

Esse serviço é pensado especialmente para empresas que precisam assegurar o funcionamento de seus conteúdos e sistemas web para resguardar a continuidade do negócio. Com um SWAD, é possível encarar não só um alto volume regular de usuários como também aumentos explosivos de demanda e ciclos sazonais de acessos, que poderiam desestabilizar o sistema.

Isso é possível graças à tecnologia de cloud computing usada. A nuvem possibilita a criação de mecanismos para escalar a infraestrutura virtual e prevenir qualquer tipo de sobrecarga na hospedagem. Essa garantia é especialmente importante para negócios como o e-commerce, que perde vendas sempre que sofre algum tipo de indisponibilidade. Já se a causa for a sobrecarga, isso significa que o trabalho de marketing foi limitado pela estrutura da TI.

Vale ressaltar ainda que, ao contrário de um estrutura física tradicional, que precisa ser cuidadosamente dimensionada para um volume de acessos previamente determinado, um Site Web de Alta Demanda adequadamente configurado permite que a hospedagem se adapte às necessidades do negócio. Com isso, os custos relativos à disponibilização do serviço são otimizados, pagando somente pelo que é consumido.

Como um SWAD pode garantir disponibilidade?

Para assegurar a disponibilidade dos serviços, um Site Web de Alta Demanda equilibra a carga de servidores, distribuindo requisições em máquinas diferentes para evitar qualquer tipo de excesso que possa causar indisponibilidade temporária. Com o SWAD, o fornecimento de banda é rápido e existe um monitoramento constante dos níveis de serviço, garantindo um desempenho capaz de atender à demanda.

Além disso, o Site Web de Alta Demanda tem uma alta redundância de servidores DNS associados. Dessa forma, mesmo que um servidor esteja inativo ou sobrecarregado, haverá outro para direcionar o acesso ao site.

Por que um Site Web de Alta Demanda é mais seguro?

Além da capacidade de atender a uma alta demanda, um site web que representa um processo crucial para a empresa precisa ser extremamente seguro. Nesse sentido, conta com ferramentas robustas para o gerenciamento de identidade de usuários, firewalls eficazes e sistemas que previnem, por exemplo, ataques de negação de serviço (DDoS).

Quando a hospedagem de um Site Web de Alta Demanda é contratada, boa parte da infraestrutura de segurança será proporcionada pela empresa provedora do serviço, o que é uma dor de cabeça a menos para os contratantes.

Como o SWAD aprimora o rendimento da página?

Um serviço que disponibiliza Sites Web de Alta Demanda é capaz de aprimorar o desempenho de uma página com o uso de tecnologias no lado do servidor. Uma das possibilidades surge com a compressão de conteúdo HTTP, que pode reduzir em até 70% o tempo de transferência e o carregamento de uma página para o usuário. Relativamente simples, essa otimização acelera a velocidade de acesso dos conteúdos do site, o que se traduz em uma navegação mais confortável e funcional.

No caso de um e-commerce, por exemplo, uma página otimizada rende melhores resultados de conversão, além de uma satisfação maior do público consumidor. Já se a página for um sistema usado internamente, são os próprios colaboradores os maiores beneficiados, que passam a conseguir executar suas responsabilidades em um tempo bem menor sem perder qualidade.

Outra forma de otimização que faz parte de um Site Web de Alta Demanda é o cache de conteúdo. Trata-se do armazenamento temporário de certos conteúdos do site para aumentar a velocidade de acesso de um usuário recorrente, reduzindo assim o consumo de banda. É especialmente útil para sistemas e sites que são acessados diariamente. Lembrando que, por mais que o cache possa ser bloqueado pelos usuários, a maioria não o faz.

O que fazer para controlar e monitorar um SWAD?

Qualquer ferramenta comum de acompanhamento de acessos e comportamento de usuários (como o Google Analytics) pode ser usada em um Site Web de Alta Demanda. Mas existem recursos de monitoramento customizados disponibilizados pelos provedores da hospedagem que podem ajudar ainda mais na administração de uma página na web.

As ferramentas de controle oferecidas por essas empresas permitem fazer um acompanhamento e uma análise de comportamento e de uso do servidor bem próximos, assim como agilizam o monitoramento de transações na página.

Como implementar um Site Web de Alta Demanda?

Antes de decidir por um Site Web de Alta Demanda, descubra se de fato existe a necessidade de recorrer a esse tipo de serviço. Essa escolha é facilitada se a página já tiver sofrido com algum tipo de disponibilidade que acabou comprometendo a operação. Nesse caso, não restam dúvidas: um SWAD é a resposta.

No entanto, não deve ser preciso passar por uma experiência desagradável de indisponibilidade para saber que esse deve ser o próximo passo para sua empresa. O próprio planejamento do negócio já pode indicar isso, seja por uma previsão de público elevado ou pela importância dos serviços disponibilizados!

Para implementar um Site Web de Alta Demanda na prática, o processo é relativamente simples: basta entrar em contato com uma empresa que disponibilize esse tipo de serviço e descobrir qual plano atende melhor às necessidades do seu negócio!

E agora que você já aprendeu como funciona um Site Web de Alta Demanda e conheceu as principais vantagens desse tipo de serviço, que tal aproveitar para descobrir quais são os 8 principais erros cometidos durante a migração para a nuvem?

 

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.