Gestão de Negócios Tecnologia da Informação

Por que um software na nuvem é mais seguro?

Escrito por SONDA

Como garantir o controle de uma empresa em crescimento? Esse é um dos maiores desafios de CEOs e empresários que buscam crescer sem perder a capacidade estratégica da sua operação. No caso do TI, isso significa gerenciar um ambiente seguro sem sobrecarregar a equipe responsável.

Como realizar essa proeza? Saiba que a adoção de serviços de cloud computing pode ser a solução para ter escalabilidade sem perder o controle, inclusive o uso de software na nuvem. Nós te contamos por que ele é mais seguro para a sua empresa:

Software na nuvem: como funciona essa solução?

Para muitos empresários e CEOs, a palavra nuvem vem carregada e chovem dúvidas sobre segurança. É possível trocar todas as licenças corporativas de instalação de softwares por cloud computing mantendo segurança e produtividade?

É possível sim! Não só mantendo como melhorando nos dois aspectos. Softwares na nuvem, em vez de instalados e armazenados localmente nos computadores da empresa, são programas virtualizados — utilizados por seus funcionários como sempre, mas rodam em um servidor externo.

Dessa forma, simplifica-se a documentação de licenças, aumenta-se a disponibilidade do software (que pode ser utilizado de qualquer lugar, em qualquer aparelho) e diminui o custo da empresa em equipamento, como computadores mais potentes e servidores internos.

Mas não é só no claro aumento de produtividade que a solução apresenta ganhos, a segurança também é um ponto importantíssimo para quem adota o cloud computing.

Então, vamos te mostrar por que o software na nuvem é mais seguro, tanto na operação quanto na proteção contra ameaças:

A segurança de um software na nuvem: o ponto de vista operacional

Alguns pontos-chave tornam o software na nuvem mais seguro em seu uso na rotina de uma empresa.

Quando falamos em segurança, nem sempre nos referimos a ataques, invasões ou injeção de códigos mal intencionados. O uso inadequado de dados e programas também pode ser prejudicial para a sua operação. Veja quais são esses pontos:

Proteção de dados sensíveis

A combinação de software com armazenamento na nuvem é perfeita para proteger dados importantes da sua empresa.

Enquanto em uma estrutura própria é difícil manter uma blindagem em torno de todas as informações disponíveis, o cloud computing cria uma camada extra de proteção para evitar tanto o mau uso quanto a perda acidental de dados.

Controle de acesso

Uma das formas de essa proteção funcionar são as opções para restringir ou bloquear a leitura de certos arquivos e o uso de determinadas ferramentas.

Com software na nuvem, cada funcionário tem acesso apenas ao que é necessário e qualquer anomalia na operação pode ser facilmente identificada e corrigida.

Recuperação de dados e histórico de modificações

Mas por mais protegidos e controlados que estejam os dados da empresa, falhas acontecem, principalmente humanas.

Softwares virtualizados em cloud computing guardam um histórico com cada modificação feita nos arquivos editados, o que facilita a recuperação de dados comprometidos e a identificação da falha que causou o incidente.

A segurança de software na nuvem: o ponto de vista das ameaças

Mas a segurança dos dados de uma empresa não se resume ao uso interno dos softwares necessários, mas à proteção que eles oferecem contra ameaças internas e externas.

Entenda os pontos que tornam o software na nuvem mais seguro do que um instalado localmente.

Criptografia

A criptografia é um padrão em bons serviços de cloud computing que oferecem um ganho em segurança impressionante para a empresa.

Apenas pessoas com acesso privilegiado, que possuem a chave, poderão visualizar, copiar e editar os dados mais sensíveis, em equipamentos e conexões autorizadas para usar o software na nuvem.

Dessa forma, é muito mais fácil manter o controle sobre como essas informações estão sendo utilizadas.

Restrição de acesso

Restringir acessos é uma forma de criar um funil de privilégios para dificultar o vazamento de informações importantes.

O software na nuvem é uma camada extra de controle, podendo impedir que pessoas mal preparadas ou mal intencionadas acessem arquivos, ferramentas ou até funções específicas dentro do programa virtualizado.

Análise de alterações e usos indevidos

Grande parte da vantagem de um software na nuvem é automatizar e unificar o controle de uso de todos os funcionários. É possível usar ferramentas de análise para ter uma visão macro da operação da empresa e corrigir rapidamente falhas de acesso e ameaças externas.

Proteção contra invasões externas

Sim, o perigo de invasões e injeção de programas maliciosos ainda é uma das principais preocupações de segurança para as empresas.

Além do cloud computing oferecer uma solução de segurança dedicada e robusta, o uso de software na nuvem impede que vírus, malwares e outros códigos danosos invadam a rede interna na carona de programas instalados localmente.

Manter computadores enxutos, leves e com poucos programas instalados torna muito mais fácil perceber e corrigir um problema isolado antes que ele se espalhe por todo o sistema.

Outsourcing em cloud: segurança e redução de custos

Todos esses pontos acima são mais do que suficientes para dar a vitória ao software na nuvem como uma opção de gerenciamento da sua operação. Mas é sempre bom reforçar a principal vantagem do cloud computing: a terceirização de pontos estratégicos.

O outsourcing em TI é uma forma de contratar equipes especializadas em áreas importantes como a segurança de dados e a disponibilidade de uma estrutura de armazenamento e virtualização, ao mesmo tempo que livra a sua equipe interna dessas responsabilidades.

Ter um time de TI focado é essencial para pôr em prática, com mais rapidez, as estratégias de realização e transformação que você quer implementar no futuro.

A adoção de software na nuvem é um dos passos para atingir o ponto ideal de segurança e flexibilidade de produção para crescer de forma rápida sem sobrecarregar o seu trabalho e o da sua equipe.

Você sabe quais outros passos ainda precisa dar para alcançar esse objetivo? Então por que não entra em contato conosco? Apresente a sua empresa, nos conte as suas necessidades e com certeza podemos encontrar a melhor forma de transformar o gerenciamento de TI da sua empresa!

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.