Indicadores

Entenda melhor a solução de virtualização da SONDA

Escrito por SONDA

A virtualização de servidores é uma estratégia utilizada por muitas empresas que buscam uma forma mais simples e econômica de gerir os seus dados.

Por meio dessa solução, a companhia pode otimizar os seus custos operacionais, diminuir o tempo gasto com a gestão de TI e disponibilizar mais recursos para a execução de processos críticos focados no negócio.

Dessa forma, a empresa pode manter-se competitiva e capaz de sempre criar oportunidades. Continue a leitura do nosso post!

Como a virtualização de servidores funciona

virtualização de servidores e a de sistemas funcionam de forma parecida. Porém, em vez de criar uma máquina virtual que simula o funcionamento de um dispositivo comum, permite-se ao negócio efetuar o deploy de múltiplos servidores utilizando o poder de processamento de uma única máquina. Dessa forma, a gestão da infraestrutura torna-se mais simples e prática e a companhia pode melhorar a sua operação como um todo.

Quais as vantagens do investimento nessa tecnologia

O investimento na virtualização de servidores traz uma série de vantagens para a empresa, uma vez que o uso dos recursos computacionais pode ser otimizado de acordo com a demanda do negócio. Além disso, o gestor terá mais disponibilidade e agilidade para solucionar problemas. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

Redução de custos

O investimento na virtualização traz grandes vantagens para empresas que buscam reduzir custos operacionais. O primeiro passo está na possibilidade de utilizar uma única máquina para simular vários servidores, reduzindo o espaço necessário para o negócio manter a sua infraestrutura, assim como o tempo gasto com manutenção de hardware, espaço, elétrica, ar condicionado e demais custos indiretos.

Se a opção for pela virtualização na nuvem, os custos são ainda menores. A companhia não precisará se preocupar com a manutenção de hardware e processos de troca e/ou atualização de dispositivos. Além disso, os seus gastos serão correspondentes à demanda dos usuários.

Melhora da eficiência operacional

A virtualização permite que o negócio tenha sempre uma infraestrutura de servidores moldada de acordo com as suas necessidades. Isso traz um grande ganho para o empreendimento em termos de performance operacional.

Os recursos disponibilizados para o usuário estarão dimensionados conforme a necessidade das aplicações. Assim, a companhia poderá atingir os seus objetivos e metas facilmente, além de manter um fluxo de trabalho ágil e livre de erros.

Maior segurança

Através da virtualização, a empresa pode reduzir o número de falhas e brechas de segurança dentro do seu ambiente de TI. Essa tecnologia permite que softwares legados sejam isolados em um ambiente confiável e robusto. Com isso, é possível manter aplicações antigas operacionais sem que isso comprometa a confiabilidade dos seus serviços.

Essa ferramenta também permite que soluções de TI sejam monitoradas e gerenciadas de maneira centralizada. Como consequência, o empreendimento poderá definir regras de segurança e controle de acesso com mais agilidade. Além disso, o monitoramento do uso de tais recursos será mais simples e ágil.

Facilidade de executar backups

Com a virtualização, será necessário menos tempo para efetuar o backup dos seus dados. Como as informações estão centralizadas em um único ambiente, a empresa poderá criar snapshots rapidamente, reduzindo o tempo necessário para criar cópias de um sistema por completo. Da mesma forma, a restauração de arquivos é feita com agilidade, melhorando os indicadores de mitigação de riscos.

Facilidade para instalar e efetuar mudanças

A alteração de uma grande infraestrutura de TI tende a ser um processo complexo. A empresa precisa agendar o desligamento de máquinas, interromper parte de suas operações e deslocar times para uma única atividade. Porém, com a virtualização, esse processo torna-se muito mais simples. Os servidores virtuais poderão ser movidos de um ambiente para o outro, permitindo que todas as alterações necessárias sejam efetuadas sem causar nenhuma interrupção no ambiente produtivo.

O deploy de atualizações ou a criação de novas máquinas é feito com agilidade. O mesmo vale para a configuração de novas máquinas. Com isso, a companhia terá mais tempo para utilizar os recursos do setor de TI com rotinas mais importantes, como o suporte a usuários e processos internos.

Maior mobilidade operacional

Investindo em uma solução de virtualização hospedada na nuvem, a empresa conseguirá mais mobilidade operacional. Isso permitirá que times completos possam atuar em qualquer ambiente sem que isso impacta na segurança de usuários. Em outras palavras, regimes de home office podem ser adotados com segurança e sem queda de produtividade.

Para o negócio, a possibilidade de ter os seus dados mais importantes acessados em qualquer ambiente traduzirá em serviços mais inteligentes e ágeis. Sempre que necessário, profissionais poderão executar as suas rotinas diárias facilmente, bastando apenas uma conexão com a web para que as ferramentas sejam utilizadas com segurança e confiabilidade.

Quais os diferenciais fornecidos pela solução de virtualização da SONDA

ferramenta de virtualização de servidores da SONDA é feita para empresas que buscam uma nova forma de executar as suas rotinas. A infraestrutura da empresa possui suporte para os servidores virtuais da VMWare, líder do mercado na área. Além disso, a garantia dos serviços é dada por meio das certificações obtidas pela SONDA, como a VAC (VMWare Accredited Consultant).

Em outras palavras, a sua empresa terá acesso a um serviço de alta performance, moldado de acordo com as demandas e os padrões do mercado. Dessa forma, o negócio poderá otimizar as suas políticas de TI e criar rotinas mais inteligentes e integradas.

O compartilhamento de informações entre setores, por exemplo, será mais ágil. Dessa forma, o empreendimento poderá criar processos mais eficazes e com maior nível de inovação.

A longo prazo, investindo na virtualização de servidores da SONDA, o negócio pode manter uma rotina moderna e alinhada com as principais tendências do mercado. O empreendimento terá acesso garantido a uma plataforma de serviços com alta disponibilidade, atualizada e gerida por meio das melhores práticas de governança de TI.

O negócio poderá ampliar a sua operação, reduzir custos e otimizar processos facilmente. E com mais possibilidades de inovação, a companhia criará novas oportunidades de negócios facilmente. Quer saber mais sobre a solução de virtualização da SONDA e como ela pode ser integrada ao seu ambiente corporativo? Então entre em contato com um de nossos especialistas agora!


Imagens

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.