Gestão de Negócios

Conheça os maiores benefícios da instalação de uma solução smart grid

Escrito por SONDA

Já não restam dúvidas de que a sociedade precisa buscar constantemente por melhorias em relação ao uso das energias, certo? E isso inclui, claro, a energia elétrica. É fato: nessa indústria, qualquer aprimoramento beneficia inúmeras pessoas e empresas.

O smart grid chegou para fazer a diferença tanto para as organizações do setor de utilities como para os consumidores em geral.

Isso porque traz informação, economia e conscientização para os usuários. Quer entender o que é o smart grid e quais são os principais benefícios trazidos com sua instalação? Continue lendo!

Afinal de contas, o que é esse tal de smart grid?

Smart grid significa rede inteligente e consiste na implementação de tecnologias que permitem o monitoramento em tempo real tanto dos equipamentos como dos processos da geração, da transmissão e da distribuição de energia elétrica. O monitoramento é de fácil visualização e acontece de maneira integrada.

Na prática, funciona assim: uma série de sensores inteligentes é instalada na rede elétrica. Aí, ao mesmo tempo em que a rede é mantida em operação contínua, os sensores fazem o diagnóstico online dos sistemas envolvidos. Como consequência, o smart grid transmite diversas informações e permite uma distribuição inteligente.

Por meio dele, torna-se possível economizar na conta de luz, além de desenvolver consciência sobre o que está sendo gasto tanto em residências como em estabelecimentos comerciais. Com essa tecnologia, fica fácil identificar os equipamentos responsáveis pela maior parte do gasto energético, podendo substituí-los por alternativas mais eficientes.

Através do Smart Grid, é possível também fazer toda a automação da rede elétrica, com isso as decisões e reestabelecimento de energia são muito mais eficientes, baixando tanto a frequência como o tempo das faltas de energia. E ninguém gosta de ficar sem energia não é?

A seguir, apresentamos em detalhes os benefícios trazidos pela instalação dessa solução.

Que benefícios a instalação de um smart grid traz?

Como mencionamos, a instalação do smart grid afeta positivamente não só as organizações que o utilizam, mas a sociedade como um todo. Afinal de contas, é de interesse geral a obtenção da máxima eficiência operacional no que se refere à distribuição de energia elétrica.

Além disso, a tecnologia é promissora pelo fato de atender também às necessidades do consumidor. A verdade é que todas as pessoas desejam ter acesso a serviços de maior qualidade. Pois esse é um dos pontos fundamentais do smart grid.

Dessa maneira, os benefícios chegam às concessionárias, aos consumidores e ao meio ambiente. Confira a seguir exemplos de vantagens trazidas pela implementação de um smart grid!

Economia

Segundo a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), 45% da conta de energia no Brasil corresponde a impostos. Se por um lado não é possível deixar de pagar as taxas obrigatórias, por outro, a eficiência energética trazida pelo smart grid permite diminuir o consumo em até 20% após a implementação. Dessa forma, você reduz o valor total da conta e, consequentemente, também paga menos impostos.

Não é à toa que o investimento global nessa tecnologia já chegou aos 100 milhões de dólares em 2016, de acordo com a Statista.

Eficiência

Outra grande vantagem da instalação de um smart grid é a eficiência energética. Para as instituições do ramo de utilities, isso significa a possibilidade de adaptação para atender à demanda crescente. Já para empresas em geral, torna-se possível melhorar a qualidade do atendimento e reduzir perdas.

Parte dessa eficiência se deve ao uso de pequenos geradores e painéis solares que podem reduzir a demanda geral da rede. Além disso, a energia gerada fora dos horários de pico fica armazenada, podendo ser usada posteriormente. Com a redução dos desperdícios, a eficiência cresce ainda mais.

Tudo isso só é possível se houver uma rede inteligente “smart grid” que permita a distribuidora de energia fazer a gestão de tudo isso de forma online.

Segurança

Todos sabemos que a energia elétrica pode representar uma série de riscos quando a segurança é negligenciada. Nesse âmbito, o smart grid conta com medidas e tecnologias que ajudam a tornar tudo o mais seguro possível.

Primeiramente, porque há processadores que executam esquemas especiais de segurança em microssegundos. Somado a isso, sensores e aplicativos inteligentes captam qualquer distúrbio ou disfunção, sinalizando áreas a serem isoladas e desligando sistemas quando há a incidência de perigo. Com esses recursos, é possível gerir os ativos, reduzir a vulnerabilidade, criar microgrids e controlar acessos.

Sustentabilidade

Hoje em dia, não há quem ignore a necessidade de buscar por soluções sustentáveis. E isso se refere tanto ao ponto de vista econômico como à perspectiva ambiental. Felizmente, o smart grid também traz benefícios nesse sentido.

Em termos de economia, o smart grid possibilita a diversificação do negócio e das formas de tarifação para as empresas de energia.

Com isso, as organizações do setor podem garantir um crescimento mais seguro, além de cobrar os clientes de uma forma justa, de acordo com suas necessidades. Para empresas e consumidores, a solução traz economia e informações detalhadas. Dessa forma, ninguém precisa pagar pelo que não consome ou que não é bem utilizado.

Já do ponto de vista ambiental, a solução amplia a utilização de energias renováveis e controla os impactos ambientais. Junto a isso, uma das propostas das redes inteligentes é a descentralização da produção de energia.

Esse movimento estimula formas sustentáveis, como a energia eólica e a solar, fazendo com que qualquer pessoa ou empresa possa produzir energia. Com isso, os valores das faturas são reduzidos, armazenando e até vendendo o excedente.

Quais as vantagens para as partes do processo?

Concessionárias

As concessionárias e distribuidoras de energia elétrica se beneficiam e partir de pontos como:

  • aumento da eficiência dos sistemas;
  • diminuição dos custos com as operações;
  • diminuição das perdas — tanto técnicas como comerciais;
  • aumento da qualidade do serviço e consequente aumento de satisfação dos clientes;
  • maior controle sobre a demanda de energia;
  • geração de novas fontes de receita e novos modelos de negócio;
  • otimização do uso de ativos;
  • aumento da segurança.

Consumidores

Já os consumidores têm como principais vantagens os seguintes retornos:

  • aumento sobre o controle do consumo;
  • redução do valor das contas de energia;
  • acesso a novos serviços.
  • acesso a novas opções de cobrança e tarifação, como tarifação horária e energia pré-paga.

Ambiente

Como vimos, o smart grid é sustentável, beneficiando o meio ambiente de diversas maneiras, como:

  • redução das emissões de gás carbônico;
  • diminuição da necessidade de construção de novas usinas, causando menos interferência nos ecossistemas atuais;
  • aumento do uso de fontes de energia renováveis.

Como pudemos ver neste post, a instalação de um smart grid traz uma série de vantagens para as concessionárias de energia, para os consumidores e para o meio ambiente. Não há, portanto, motivos para se opor ao uso dessa solução, já que ela veio para beneficiar a todos os envolvidos na cadeia energética.

Por fim, se você gostou deste conteúdo, aproveite para ler também sobre a importância da vantagem tecnológica!

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.