Tecnologia da Informação

Como está acontecendo a transformação digital no Brasil?

Escrito por SONDA

A tecnologia está reconfigurando diversos setores do mercado e trazendo inúmeros benefícios. Ao contrário dos tempos passados, quando as inovações vinham como apoio aos serviços e produtos já existentes, atualmente a tecnologia é o ponto de partida para novas soluções.

Esse é o movimento da transformação digital no Brasil e no mundo. Vemos essa realidade presente nos aplicativos mobile, mas também em softwares empresariais, sistemas logísticos e até nas linhas de produção.

Hoje, as empresas buscam incluir novas ferramentas desde o início de seus projetos, expandindo possibilidades e gerando cada vez mais satisfação para os clientes e consumidores.

Quer entender melhor qual é o cenário da transformação digital no Brasil? Então, continue lendo!

O que é a transformação digital e como ela vem acontecendo no Brasil

A transformação digital é um processo no qual as empresas adaptam — ou até mesmo mudam drasticamente — seus modelos de negócio com o objetivo de explorar todo o potencial das tecnologias atuais.

Como consequência dessa evolução, as companhias passam a gerar mais valor para seus clientes, acionistas e parceiros, expandindo os resultados em todas as áreas.

Diferença entre automação e transformação digital

Hoje em dia a grande maioria das empresas já opta por automatizar uma série de tarefas. Isso acontece com o principal intuito de ganhar eficiência operacional.

As automações realmente estão inclusas na chamada transformação digital, mas não representam a totalidade do movimento.

Como citamos anteriormente, o processo da transformação digital envolve principalmente a adaptação de modelos de negócios, gerando mudanças internas muito significativas.

Em outras palavras, as alterações vão além da adoção de ferramentas, pois existe uma mudança na forma de ser e de pensar da companhia.

Na transformação digital, a experiência do cliente é o foco. Como atualmente o consumidor é hiperconectado, a tecnologia naturalmente está no centro dessa experiência.

Como a transformação digital vem acontecendo no Brasil

A transformação digital tem sido assunto no mundo todo, mas ainda há quem pense que o Brasil fica para trás quando se trata de inovação. Será mesmo?

Segundo o SAP Digital Transformation Executive Study, 56% das organizações brasileiras planejam alcançar um aumento de receita de 5,1% a 10% no ano de 2018, após implementar a transformação digital.

Tudo indica que, em nosso país, essa mudança de mentalidade vem acontecendo de forma acelerada. Inclusive, o fato de algumas empresas líderes de mercado já terem mudado há algum tempo faz com que a concorrência tenha que correr atrás.

Entre as grandes marcas, alguns dos principais exemplos de implementação da transformação digital no Brasil são Magazine Luiza, Vivo e Coca-Cola Brasil. Somado a isso, temos exemplos de instituições que já nasceram digitais, como é o caso do Nubank.

Características da transformação digital no Brasil

Apoio governamental

No segundo semestre de 2017, o Governo Federal deu um grande passo rumo à transformação digital no Brasil, com a elaboração da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital.

A iniciativa veio da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Esse órgão desenvolveu um debate público com a intenção de traçar a estratégia citada acima.

Por mais que o governo ainda esteja atrasado com os incentivos e regulações, esse é um sinal de que a transformação digital em nosso país é inevitável. Além disso, as empresas brasileiras já estão comprometidas há tempos e gerando resultados excelentes.

Previsão de crescimento

Como mencionamos, a pesquisa da SAP apontou que 56% das empresas pretendem expandir suas receitas após a transformação digital. Somado a isso, 51% delas planejam acelerar o mercado.

Preferências por algumas ferramentas

As principais ferramentas que vêm sendo utilizadas no Brasil para a transformação digital são:

  • Big Data e Analytics: adotado por 63% das empresas;
  • plataformas de segurança: 59%;
  • mobile: 51%;
  • cloud computing: 50%;
  • Internet das Coisas (loT): 45%.

Para os próximos dois anos a previsão é que ainda mais companhias invistam nas ferramentas atuais. Junto a isso, devem aumentar drasticamente os investimentos em machine learning e inteligência artificial.

Dúvidas sobre como mudar

A maior parte dos gestores das empresas brasileiras já está ciente da transformação digital, compreendendo a sua urgência. Porém, ao mesmo tempo, muitos deles ainda não sabem como farão essa mudança essencial.

Graus diferentes de maturidade

O setor de varejo é o que apresenta maior desigualdade na transformação digital. Nesse segmento, 60% das companhias já utilizam as tecnologias digitais para oferecer uma melhor experiência a seus consumidores. Porém, apenas 29% delas aplicam tecnologia nas vendas.

Principais ferramentas para passar pelo processo de transformação digital

Sistemas de Gestão Empresarial

Uma empresa verdadeiramente digital é aquela que utiliza a tecnologia para orquestrar todos os seus processos internos e externos.

Quando a organização conta com um sistema de gestão modelado especialmente para o seu perfil, todas as atividades partem da perspectiva digital.

Junto a isso, a integração de sistemas também tem um papel fundamental para tornar o fluxo de trabalho ainda mais fluido.

Big Data e Analytics

Vivemos um momento único no contexto humano e empresarial, no qual o número de informações processadas diariamente é muito alto. Por conta disso, torna-se quase impossível ter sucesso nos negócios sem apostar em Big Data e Analytics.

Uma vez que existem muitos dados para se trabalhar, é preciso investir na maneira de processá-los e analisá-los. Caso contrário a companhia terá as ferramentas em mãos, mas não saberá o que fazer com elas.

Cloud Computing

No início, o armazenamento de arquivos e informações na nuvem era um luxo escolhido por algumas companhias para modernizar sua organização e infraestrutura.

Hoje, a situação é outra: o consumidor está o tempo todo conectado, fazendo com que as estruturas de cloud computing facilitem os processos e aproximem empresa e consumidor.

Além disso, a gestão ganha muito ao se alinhar com essa forma contemporânea de operar, proteger e compartilhar informações.

Arquitetura de TI

Diante do uso de tanta tecnologia, é crucial que as companhias implementem uma arquitetura de TI compatível com a transformação digital. Essa ferramenta prepara o terreno para que as mudanças possam acontecer de um jeito ágil e organizado, alinhado com os padrões internacionais.

Por que a transformação digital pode ser um desafio para as empresas

Criação de uma cultura digital

O primeiro e principal desafio da transformação digital no Brasil e no mundo é a criação de uma cultura que valorize a tecnologia. Muitas empresas, especialmente aquelas mais tradicionais, estão acostumadas a fazer as coisas de uma certa maneira.

Nesse momento é preciso trocar a mentalidade, fazendo com que o digital seja sempre um ponto de partida para gerar soluções. Para isso, as organizações devem investir em inovação e treinamentos.

Integração de estratégia geral e digital

Se a transformação digital tem a tecnologia como ponto de partida, isso significa que as inovações devem andar de mãos dadas com a estratégia geral da instituição. Foi-se o tempo em que as empresas tinham um único departamento ocupado com a parte digital.

Hoje, o planejamento de TI deve ser desenvolvido junto com o planejamento estratégico, considerando pontos como finanças, infraestrutura e arquitetura, governança etc.

Mensuração de resultados

Quando algo novo é implementado em uma empresa, é comum que haja uma euforia inicial. Contudo, por mais que o período inicial seja de adaptação, nada elimina a necessidade de medir resultados.

Somente por meio da mensuração constante dos números é que a companhia saberá se a transformação digital está trazendo benefícios práticos, como o aumento do faturamento e da eficiência operacional.

A transformação digital no Brasil pode até parecer lenta quando comparada a alguns países mais desenvolvidos, mas na verdade as mudanças estão ocorrendo de forma cada vez mais acelerada.

Diariamente, mais e mais organizações compreendem que o movimento se trata de uma troca de mentalidade, passando a utilizar a tecnologia de maneira mais dinâmica, constante e criativa — e sabemos que quando se trata de criatividade, o mercado brasileiro é campeão. Assim, as companhias estão deixando de ser analógicas para se tornarem empresas digitais.

Se você gostou deste artigo, inscreva-se na nossa newsletter e seja o primeiro a receber os novos conteúdos que publicarmos.

Sobre o autor

SONDA

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse www.sonda.com/br.